Mesmo sendo um aplicativo famoso por coreografias que se tornam virais e vídeos descontraídos, o TikTok pode ser uma oportunidade para pequenos empreendedores divulgarem seus negócios e se conectarem com diferentes comunidades.
É o que garante Silvia Belluzo, líder de estratégia de marketing com foco em pequenos e médios negócios do TikTok para o Brasil e América Latina, durante o 3º encontro Liberdade para Empreender – Protagonismo Feminino nos Negócios, realizado na última terça-feira, 22. De acordo com ela, a maior parte dos usuários da plataforma está em busca de entretenimento e uma parcela considerável é atraída por pequenos negócios.
“Em torno de 15% dos usuários estão mais dispostos a comprar de negócios pequenos dentro do TikTok. As pessoas querem autenticidade e entretenimento. O TikTok entrega isso hoje. Por isso ele tem tamanha relevância”, conta.
Proximidade com comunidades
Segundo Silvia, o modelo de consumo proposto na plataforma é mais próximo do entretenimento. Não à toa, o aplicativo é utilizado em horários semelhantes ao de uso de plataformas de streaming, muito comuns para momentos de descanso, após o expediente.
“O TikTok se afasta de ser uma rede social e oferece entretenimento. Criar uma conta e subir um vídeo é muito fácil e se o conteúdo for feito de uma maneira que a comunidade entenda que é relevante […] você tem uma alta capacidade de entregar o conteúdo. Isso é incrível para o empreendedor”, ressaltou.
A plataforma empodera os negócios e cede espaço para que todos possam se conectar com alguma comunidade específica. Segundo dados do TikTok utilizados na apresentação, a plataforma conta com 2,7 bilhões de conteúdos sendo classificados ou marcados por empreendedorismo atualmente. Além disso, o empreendedorismo feminino é uma das hashtags mais relevantes dentro da plataforma.
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Por: Mercado e Consumo