A Microsoft deve implementar um recurso de pagamentos integrado ao Teams em dezembro. O objetivo é permitir às contas se conectar a serviços de terceiros para enviar ou receber dinheiro durante reuniões organizadas pela plataforma. A ferramenta pode ser usada para vender produtos ou serviços durante uma chamada de vídeo, uma reunião ou um evento digital.
Para quem comercializa produtos via internet, a adição do Teams pode facilitar as transações virtuais. Sem dar muito tempo para o consumidor pensar, dá para fechar negócios na base do impulso, dispensando o link para um site de comércio que vai exigir cadastro e outras burocracias desmotivadoras.
Caberá aos administradores gerenciar a liberação do serviço de pagamento na sua rede profissional. A medida deve dar mais segurança para quem usa o Teams no ambiente profissional, evitando que as pessoas façam cobranças ou transferências irregulares sem autorização.
Na fase inicial, o Payments será compatível apenas com empresas registradas nos Estados Unidos e no Canadá. Será possível usar a ferramenta no aplicativo para navegador, iOS, Android, Mac e Windows. Não há previsão de chegada no Brasil nem expansão para outras regiões no momento.
Teams terá enxurrada de novidades em dezembro
O Teams deve receber também outras novidades em novembro e dezembro, conforme o roteiro publicado na página de desenvolvimento do Microsoft 365. Os emojis do app devem ser expandidos para mais de 800 opções, com muito mais variedade de reações. O programa deve ter também um recurso de atraso na entrega de mensagens do bate-papo para evitar spam ou spoilers.
A ferramenta de comunicação da Microsoft pode ganhar a esperada opção de excluir conversas inteiras da tela, permitindo uma moderação mais efetiva das salas. Outra adição que merece destaque é o uso do formado @mention para notificar instantaneamente todos os participantes do bate-papo.
No mês passado, os desenvolvedores anunciaram uma ferramenta chamada Viva Sales, projetada para maximizar a produtividade do vendedor com Customer Relationship Management (CRM). Em julho, a plataforma ganhou efeitos de fundo e legendas aprimoradas, com transcrição em tempo real da fala.
Por: Alveni Lisboa