As meninas que participam da Fanfarra do Programa Siminina se apresentaram no Festival Mestre Inácio de Bandas e Fanfarras, na tarde deste sábado (19), no Sesc Arsenal. A iniciativa foi reailzada em comemoração ao Dia do Mùsico.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, é uma alegria reviver as bandas e fanfarras se apresentando nas ruas, praças e avenidas de Cuiabá. Ele destaca que os alunos das escolas sejam elas privadas ou pública quando participam de atividades músicas ajudam no crescimento individual e intelectual, por isso o incentivo em participar de eventos valorizando a cultura.
“Uma gestão humanizada que cuida das pessoas valoriza e apoia todos as ações voltadas a formação cultural, dessa forma desde quando o mestre Paulo nos procurou para realizar este evento nos colocamos a disposição”, afirma.
Para a assessora pedagógica do Siminina, Maria Nazaré de Souza, é uma novidade um grupo de fanfarra composto apenas por meninas por isso a importância de participar de uma evento desta magnitude e influenciar para que elas no futuro possam ser maestrina, musicista ou coreógrafa.
“Quando o grupo de fanfarra do Siminina se apresenta é uma forma de incentivar também outras meninas a participarem no programa, que é referência no Mato Grosso e nossa primeira-dama e madrinha Márcia Pinheiro, tem buscado muitos recursos para que possamos expandir muito mais”, ressalta.
Segundo o presidente da Sociedade Musical Mestre Inácio, Paulo Célio dos Santos, o festival começou a ser realizado desde 1991, porém na época da pandemia foi suspenso. Ele pontua que desde quando apresentou o projeto para o secretário da pasta da cultura, recebeu todo apoio.
“É gratificante perceber que nosso município está aberto para incentivar todos os eventos voltados a cultura. O festival de hoje foi um grande evento onde mais de 20 bandas e fanfarras participaram”, finaliza.