Curitiba é a cidade mais inteligente do Brasil, no ranking Connected Smart Cities 2022, realizado pela Necta e Urban Systems, que analisou 680 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de apresentar as cidades mais desenvolvidas e conectadas do país.
No ranking, seguem respectivamente as cidades de: Florianópolis, São Paulo, São Caetano do Sul, Campinas, Brasília, Vitória, Niterói, Salvador, Rio de Janeiro, Barueri, Belo Horizonte, Santos, Campo Grande e Balneário Camboriú.
O mapeamento analisou 75 indicadores em 11 eixos temáticos nas cidades, são eles: Urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, mobilidade, segurança, meio ambiente, tecnologia & inovação e saúde.
De acordo com a organização, o ranking pertence a plataforma CSC, referência no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana no país. A plataforma foi fundada em 2015.
No Nordeste, o ranking das cinco cidades mais inteligentes começa com Salvador, seguida por Fortaleza, Recife, João Pessoa e Aracajú. No Centro-Oeste, o posto de mais inteligente foi o de Brasília, seguido de Campo Grande, Goiânia, Cuiabá e Anápolis. Já no Sudeste, o ranking foi composto por: São Paulo, São Caetano do Sul, Campinas, Vitória e Niterói. No Sul: Curitiba, Florianópolis, Balneário Camboriú, Porto Alegre e Maringá. No Norte, foram analisadas no ranking geral: Palma (1° lugar) e Manaus (2° lugar).
Apenas considerando o eixo Tecnologia & Inovação, destacaram-se no ranking as cidades de: Fortaleza (1° lugar), Curitiba (2° lugar), Belo Horizonte (3° lugar) e respectivamente, Rio de Janeiro, Campinas, Florianópolis, Recife, Salvador, Porto Alegre e Jaraguá do Sul.
Acesse a pesquisa completa aqui.