O WhatsApp Business Summit, que aconteceu ontem (17) pela primeira vez em São Paulo, reuniu diversos líderes de grandes e pequenas empresas que utilizam os recursos fornecidos pelo WhatsApp para aprimorar seus negócios. Com o impacto da pandemia, o setor de vendas migrou para o e-commerce e utilizou o aplicativo da Meta como principal ferramenta para divulgar produtos e serviços, provando assim, que o WhatsApp possui outra funcionalidade além da troca de mensagens instantâneas.
Durante o evento, o diretor geral do WhatsApp no Brasil, Guilherme Horn, apresentou dados que afirmam que 64% da população brasileira já realizou compras pelo aplicativo e 60% das grandes empresas utilizam a plataforma WhatsApp Business, como por exemplo as marcas Renner, Itaú, Banco do Brasil, Stone, entre outras. “A troca de mensagens está elevando a expectativa das empresas e, independente do tamanho do seu negócio, o WhatsApp deve estar alinhado com a estratégia de negócios da sua empresa”, afirma Guilherme.
WhatsApp no Brasil
Em um dos painéis foi realizada a primeira transação entre vendedor e cliente através do WhatsApp sem links externos que direcionam para outros aplicativos. A Meta deseja ampliar o suporte fornecido ao cliente no Brasil, criando novos recursos e aumentando a gama de segmentos para que mais empresas adotem o WhatsApp na rotina de trabalho.
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, declarou que ficou surpreso ao saber que os brasileiros utilizam o WhatsApp para comprar e vender produtos e serviços de todos os segmentos. “A criatividade dos brasileiros no WhatsApp é realmente inspiradora e nós queremos facilitar para que as pessoas façam ainda mais no WhatsApp, parte disso significa construir melhores formas de se engajar com as empresas. O objetivo final aqui é que você possa encontrar, conversar e comprar de qualquer negócio, tudo isso no WhatsApp ”, declara Zuckerberg.
Em entrevista à Forbes, Guilherme Horn afirma que o WhatsApp é intensamente utilizado no Brasil e a disponibilidade de testar o novo chamou a atenção da Meta. “Escolhemos o Brasil para testar e lançar as novas ferramentas do WhatsApp porque notamos a ultrapassagem de barreiras sociais com o uso da plataforma. Aqui podemos oferecer uma experiência completa para pequenas, médias e grandes empresas conectando-as com seus clientes através do e-commerce.”, finaliza Guilherme.
Por: Andressa Barbosa