Você já se perguntou qual é o planeta mais próximo da Terra? Se sim, talvez tenha pensado nos planetas do Sistema Solar e considerado Marte ou, quem sabe, Vênus, mundo considerado o “irmão” do nosso. Entretanto, esta é uma pergunta complexa e, embora Vênus seja muitas vezes classificado como o planeta mais próximo do nosso, alguns especialistas consideram que o título pertença a Mercúrio.
É comum considerarmos que Vênus é nosso “irmão” no Sistema Solar, um título que não diz respeito somente à distância. Afinal, este mundo tem tamanho, massa e composição parecidos os da Terra, mas é também o planeta mais quente da nossa vizinhança, com temperatura e pressão nem um pouco amigáveis para nós.
Enquanto Vênus tem órbita mais próxima daquela da Terra, Mercúrio é o planeta mais interno do Sistema Solar, com órbita ao redor do Sol mais próxima do astro do que qualquer outro mundo da nossa vizinhança. Mas, mesmo assim, é possível que este passe mais tempo perto da Terra do que Vênus.
Qual o planeta mais próximo da Terra?
Enquanto orbita o Sol, Vênus fica à distância média de 0,7 unidades astronômicas (cada unidade representa a distância entre a Terra e o Sol) do nosso astro, o que equivale a quase 108 milhões de quilômetros. Já nas conjunções inferiores, que ocorrem quando Vênus fica entre a Terra e o Sol, a distância que separa nosso mundo deste vizinho é de aproximadamente 40 milhões de quilômetros.
Enquanto isso, Mercúrio fica a 77 milhões de quilômetros da Terra em sua aproximação máxima — até aqui, parece claro que Vênus é mais próximo de nós, certo? Só que alguns pesquisadores sugerem que a Terra passa mais tempo mais perto de Mercúrio do que de Vênus. A conclusão é resultado de simulações matemáticas que calcularam a proximidade média da Terra em relação a Marte, Vênus e Mercúrio, nossos vizinhos mais próximos, ao longo de 10 mil anos.
O modelo mostrou que Mercúrio ficaria mais perto da Terra em média (quando comparado com Vênus) porque sua órbita é mais próxima do Sol. Na prática, isso significa que a distância média entre Vênus e a Terra seria de 1,1 unidade astronômica, e a de Mercúrio, 1,03 unidade astronômica.
O método mais comum para calcular a distância entre os planetas costuma envolver a subtração da distância deles em relação ao Sol, que traz as distâncias deles quando estão mais próximos um do outro. Se tivessem usado esta abordagem, as distâncias médias entre nosso planeta em relação a Vênus e Mercúrio seriam de 0,28 e 0,61 unidades astronômicas, respectivamente.
Planetas próximos da Terra
Além de Vênus e Mercúrio, a Terra também é vizinha “próxima” de Marte. O Planeta Vermelho orbita o Sol à distância média de 227 milhões de quilômetros, o equivalente a 1,52 unidades astronômicas. Para Marte e a Terra ficarem separados pela menor distância entre si, ambos os planetas precisam estar no mesmo lado em relação ao Sol.
Isso acontece durante a chamada “oposição”, quando a Terra está no afélio, o ponto mais distante do Sol em sua órbita elíptica. Ao mesmo, enquanto Marte precisa estar mais perto da nossa estrela, no periélio — neste período, o planeta aparece bastante brilhante no céu noturno, com brilho comparável àquele de Vênus e até de Júpiter.
Mas, mesmo durante a oposição, a distância entre os dois planetas pode variar. Por exemplo, em 2003, a Terra e Marte ficaram separados por apenas 55 milhões de quilômetros. Este recorde de proximidade será quebrado somente em 28 de agosto de 2287.
Já no caso dos demais planetas do Sistema Solar, a distância média aumenta consideralmente: Júpiter fica a mais de 700 milhões de quilômetros do Sol, e Saturno, a mais de 880 milhões de quilômetros. Já Urano fica a quase 2,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por fim, Netuno fica a impressionantes 4,5 bilhões de quilômetros do nosso astro.
Fonte: Physics Today
Por: Danielle Cassita