Conhecido como o gigante das águas doce, o pirarucu pode pesar até 330 quilos. O peixe encontrado na bacia Amazônica em conquistado os Estados Unidos, já que brasileiros apostam da exportação do couro do peixe para marcas de luxo no exterior. O couro sustentável é utilizado na confecção de bolsas de luxos de Nova York e até em botas de cowboy do Texas.
O couro da carne de pirarucu, tem ganhado popularidade no Brasil, nos últimos anos. Comunidades indígenas trabalham em conjunto com ribeirinhos para o manejo do peixe. A maior parte é exportada para os Estados Unidos, o principal mercado. O peixe que já esteve a beira de extinção, tinha a pela descartada pelos frigoríficos.
A fábrica de alcaçaria Nova Kaeru, localizada a milhares de quilômetros da Amazônia, no Rio de Janeiro, ela é a responsável por processar 50.000 peles de pirarucu legalmente capturados em 2022, A empresa de médio porte é especializada em couros exóticos e não produz resíduos tóxicos.
O couro de pirarucu tem ganhado a indústria da moda. A marca de luxo Piper & Skye, por exemplo, usa o couro de peixe em seus acessórios como bolsas e polchetes que são vendidos por mais de R$ 4.000.
Fonte: Agrolink
Por: Portal do Agronegócio