sexta-feira,22 novembro, 2024

Meta aposta na creator economy para manter estratégia de longo prazo

Diante de desafios vividos pelas Big Techs ligados à busca de novas fontes de receita, a Meta vem apostando, além do metaverso, em fomentar e contribuir para o desenvolvimento da chamada Creator Economy. Estima-se que a economia da influência já movimenta mais de US$ 70 bilhões ao ano. Na última segunda-feira, a empresa realizou, em São Paulo, o Creator Week, principal evento voltado aos criadores de conteúdo.

Na ocasião, Mauro Bedaque, diretor de parcerias com criadores para América Latina da Meta, comentou as principais características desse ecossistema em formação. “Os criadores são pioneiros em um movimento que permite que mais indivíduos causem impacto através da produção de conteúdo. Conteúdo que passa pela foto e pelo vídeo, mas também abre portas para definir tendências futuras em realidade aumentada ou virtual, por exemplo”, destaca.

Ainda de acordo com Bedaque, cada vez mais, as pessoas buscam entretenimento e se conectam culturalmente através dos criadores que seguem – seus influenciadores favoritos, artistas, criadores de vídeo, figuras públicas, jornalistas, desenvolvedores e atletas, entre muitos outros. “É inegável que esses criadores, desde os que estão começando até os mais estabelecidos, conseguem se conectar com as suas audiências de forma única, singular e autêntica.”

“É um novo mercado, uma nova carreira e uma nova perspectiva de produção audiovisual e sua capacidade de gerar conexões e renda. Os criadores de conteúdo encontraram esse caminho e estão dominando a maneira de se aproximar do público e gerar identificação. Essa conexão genuína que os criadores estabelecem com suas comunidades é exatamente o que traz relevância para essas interações e, do ponto de vista de diferentes marcas, produzem resultados positivos”, pontua.

Tendências e possibilidades

Com base na relação que possui com os criadores, Bedaque destaca duas fortes tendências para o mercado de criadores. “A primeira delas é justamente no estabelecimento de diálogo com comunidades específicas, que antes eram muito difíceis de serem alcançadas de maneira eficiente. As nossas plataformas permitem que os criadores construam esses espaços e, com eles, uma forte conexão com o público, o que atrai as marcas e faz com que as parcerias pagas gerem um resultado positivo para todos os envolvidos: criadores, marcas e consumidores. Essa forte conexão também é essencial para que os criadores explorem outras oportunidades de monetização através do conteúdo em si, como Assinaturas e in-stream Ads.”

“A segunda grande oportunidade que temos visto envolve a forma como os criadores têm pensado a produção de conteúdo como uma carreira. Está cada vez mais claro o estabelecimento e a valorização da carreira de criador e seu papel como motor de geração de entretenimento, cultura e renda. Enxergamos os criadores de conteúdo como a nova geração de empreendedores. Reconhecer o importante papel que eles têm desempenhado na economia criativa é também compreender sua relevância como geradores de negócios. Por isso, queremos apoiá-los tanto no desenvolvimento de suas carreiras e quanto a continuar estabelecendo conexões poderosas através de todas as nossas plataformas, além de prepará-los para o futuro”, reforça.

Recentemente, a Meta expandiu os esforços para financiar a produção de conteúdo para criadores e até o final de 2024, investirá mais de US$ 1 bilhão na creator economy em todo o mundo.

Por: Luiz Gustavo Pacete

Redação
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