Vez ou outra, o Twitter pune alguma pessoa que tenha desrespeitado as regras da plataforma e, em casos mais extremos, o perfil desaparece sob avisos de que a conta foi “suspensa” ou “retida”.
A diferença dos termos ocorre de acordo com a decisão partir da própria empresa (conta “suspensa”) ou da Justiça do país onde a conta está (conta “retida”).
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, por exemplo, teve a conta suspensa permanentemente com base em regras da plataforma, que viu incitação à violência nas postagens do político.
A conta é “retida” em casos que envolvem a legislação do local da conta ou publicação de um tuíte. O Twitter apresenta duas mensagens de retenção (em inglês), de acordo com o motivo da punição.
- “A conta [ou tuíte] foi retida no Brasil em resposta a uma demanda judicial”: quando o Twitter é obrigado a agir por uma exigência legal, como uma ordem judicial;
- “a conta [ou tuíte] foi retida no Brasil em resposta às leis locais”: denúncia recebida pela rede social, que se viu obrigada a agir com base nas leis locais.
Como denunciar uma conta?
Além de autoridades policiais e políticos, qualquer usuário pode enviar uma denúncia sobre conteúdos e contas ilegais do Twitter.
Se quer denunciar com base nas regras da plataforma, envie uma solicitação para que haja uma análise de conteúdo no endereço “https://help.twitter.com/forms”.
Caso o Twitter te responda que a conta não viola os termos de serviço da rede social, você pode registrar um pedido de retenção por meio do endereço “https://legalrequests.twitter.com”.
Logo depois, você receberá por e-mail uma resposta automatizada confirmando que sua solicitação foi recebida pelo nosso sistema de suporte. A empresa também envia outro e-mail sobre a avaliação de seu pedido de retenção.
O Twitter afirma que tenta sempre notificar os usuários que tenham contas ou tuítes retidos, a menos que esse aviso seja proibido, como no caso de uma ordem judicial sigilosa.
Por: G1