O e-commerce tem conquistado cada vez mais espaço no setor de varejo e a tendência é de que ele continue assim por muito tempo. Afinal, segundo informações da pesquisa Global Payments Report, da Worldpay from FIS, o comércio eletrônico ainda crescerá 55,3% nos próximos três anos.
Esse desenvolvimento acelerado vem acompanhado, ainda, de uma maior inserção digital da geração mais antiga. Apesar desse cenário ser benéfico para o setor, ele também gera algumas consequências, como o crescimento significativo nos golpes digitais.
Diante disso, as empresas precisam apostar na adoção de medidas capazes de proteger o público mais velho. Uma boa saída seria investir em tecnologias que permitam acompanhar as contas dos clientes, a fim de monitorar atividades que podem ser suspeitas, como frequentes cancelamentos de pagamentos, por exemplo.
Outras saídas interessantes seriam a criação de um sistema de verificação e cruzamento de dados, otimização da análise de crédito, investimento em um sistema de pagamento confiável, solicitação da validação de entrega e, claro, apostar em uma boa estrutura de e-commerce. A aplicação de ações como essas e, ainda, o acompanhamento das novidades da área de tecnologia, serão peças fundamentais para a eliminação de possíveis casos de fraude.
Apesar de parecer um investimento um pouco caro para algumas empresas, todos sabemos que ninguém quer se tornar um alvo de escândalos de fraude e, consequentemente, acabar se queimando diante do consumidor. Portanto, vale destacar que as práticas de prevenção terão um papel importante na imagem do seu negócio e do seu lucro.
Por fim, quanto mais confiável for o seu e-commerce, maiores serão as chances de se obter vantagem competitiva no mercado. Fique de olho nisso!
Por: Eduardo Tardelli