Em mais um aprimoramento na integração entre Windows 11 e celulares Samsung, computadores com o SO poderão se conectar automaticamente ao Wi-Fi transmitido pelo aparelho. Em teste no Canal Dev do programa Windows Insider, a funcionalidade capacita o sistema para conectar à internet com um só clique desde que o celular vinculado esteja nas proximidades.
Basicamente, o recurso é um atalho que facilita o uso do Tethering (transmissão de internet de um aparelho para outro). A interoperabilidade acontece graças ao app Vincular ao Celular (antes conhecido como “Seu Telefone”) que permite acessar dados, usar aplicativos, conferir notificações e outras funções do celular direto do computador, tudo sem fio.
Apesar de todo celular Android poder atuar como um Roteador Wi-Fi de dados móveis, a conexão automática do Windows funciona exclusivamente com aparelhos Samsung — e nem todos os modelos, provavelmente. Tal exclusividade era previsível, uma vez que a Microsoft e a fabricante sul-coreana colaboram no desenvolvimento da integração entre celulares e o sistema já há algum tempo.
A funcionalidade está disponível exclusivamente para celulares Samsung com One UI 4.1.1 (ou mais recente) — ou seja, aparelhos com Android 12 em diante. O computador precisa ter suporte a Bluetooth (comum em notebooks, mas não tanto em desktops) e estar rodando a Build 25231 do Windows 11, anunciada pela MS ontem (27). Logicamente, o aplicativo Vincular ao Celular precisa estar instalado e devidamente atualizado (versão v1.22082.111.0 ou superior).
Mais praticidade para o dia a dia
Poder conectar o computador ao Roteador Wi-Fi portátil num clique só é uma adição pequena, mas pode poupar enorme dor de cabeça no dia a dia. Com a integração, o usuário não precisa se preocupar com senhas, passos extras e nenhuma configuração adicional, é só ter aparelho perto e se conectar a rede.
Infelizmente, porém, a exclusividade da Samsung torna a função bem mais restrita — embora a fabricante seja uma das principais do mundo e a favorita entre brasileiros. Donos de modelos Xiaomi e Motorola, também populares por aí, não podem aproveitar a integração do Windows com o Android.
Sem previsão de lançamento
A função ainda está em testes, então somente usuários com prévias do sistema podem experimentá-la por enquanto. A liberação definitiva da novidade deve demorar, inclusive, já que o recurso ainda está no Canal Dev do Windows Insider (o mais instável de todos).