segunda-feira,25 novembro, 2024

IFMT Campus Cuiabá Octayde inaugura Fábrica de Software

Com o objetivo é estimular os estudantes dos cursos de Técnico em Informática, Tecnologia em Sistemas para Internet e Redes de Computadores e Engenharia da Computação a desenvolverem software aplicáveis as necessidades da instituição e as empresas, orgãos publicos e privados, o Campus Cuiabá Octayde inaugurou hoje, 24, a Fábrica de Software.

O ambiente conta com 15 estações de trabalho e abrigará, nesta etapa, 12 estudantes selecionados por meio de edital. O projeto foi criado em 2019 pelos professores Tiago Almeida, João paulo Pretti e Evandro Freiberger do Departamento de Computação. “Aqui os alunos têm contato com desenvolvimento de software que poderão ser utilizados aqui mesmo na intuição ou em parcerias com outras organizações”, explicou o professor Tiago Almeida.

De acordo com o professor Evandro Freiberger a fábrica viabiliza a aplicação do tripé da educação: ensino, pesquisa e extensão. “Na área do ensino os professores trabalham com disciplinas que orientam o desenvolvimento de software, a pesquisa é representada pela produção de artigos científicos a partir da observação dos resultados dos produtos criados e a área de extensão seria a aplicação desses produtos na prática”, explica Evandro.

Para o estudante Eriseu Trindade, do curso de Engenharia de Computação, a fábrica representa uma excelente oportunidade de aprendizagem. “Participar de uma projeto como esse no início da nossa carreira é fundamental pra acelerar o nosso aprendizado e capacitar para o mercado de trabalho”, afirmou.

Reprodução Reitoria IFMT

Presente na inauguração o diretor Geral do Campus, Alceu Cardoso, destacou a importância da Fabrica para a qualificação dos estudantes. “É mais uma iniciativa da gestão pra gente dar condições para que nossos estudantes tenham uma educação de qualidade e que saiam daqui preparados pra o mercado de trabalho”, frisou.

Já o reitor, professor Júlio César, destacou o desafio das instituições de ensino superior de estreitar relações com o setor produtivo. “O grande desafio que se apresenta para a educação pública é quebrar a barreira e se aproximar do setor produtivo. Essa fábrica se torna um grande exemplo de como isso pode ser feito”, disse.

Por: Reitoria IFMT

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados