quarta-feira,27 novembro, 2024

Black Friday: 6 em cada 10 brasileiros já estão procurando o que comprar

O consumidor está se preparando cada vez mais cedo para a Black Friday e já busca ofertas desde antes, mostra pesquisa encomenda pelo Google à Offerwise. O estudo entrevistou 500 brasileiros conectados à internet, que pertencem às classes A, B e C e declararam conhecer a Black Friday.

Segundo a pesquisa, seis em cada dez entrevistados declararam que já começaram a buscar o que pretendem comprar na data. A categoria de consoles e jogos de videogame é a que lidera o ranking, tendo sido citada por 86% dos respondentes. Na sequência, os celulares, com 85%, e as TVs, cerca de 83% de menções, fecham o pódio.

O levantamento também trouxe dados referentes às preferências de itens nas categorias mais populares, como eletrodomésticos e eletroportáteis. No caso dos eletrodomésticos, os destaques são fogão e cooktop, desejados por 44%, seguidos por micro-ondas, 40%, e geladeira, com 38%.

“O estudo traz uma notícia importante para as marcas. Os consumidores já estão iniciando sua jornada de compra, e as empresas podem exercer um importante papel de ajuda nesse momento de escolha”, disse Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para Varejo do Google Brasil.

Black friday
Da esquerda para direita: Vinicius Faria, coordenador de Marketing de Performance da Pearson; Fernanda Bromfman, head de Negócios para médias empresas do Google Brasil; Taísa Bornhofen, diretora comercial da DBR (Posthaus); e Ilca Sierra, CMXO da Via

Estratégias para a data

A divulgação da pesquisa foi feita nesta terça-feira, 25, durante um evento que contou com a presença de profissionais do Google e de executivos do varejo e do setor de serviços convidados pela empresa de tecnologia.

Ilca Sierra, CMXO (Chief Customer Experience and Marketing Officer) da Via, contou um pouco sobre o planejamento da companhia para essa data. Com a campanha “A maior Black Friday do Brasil”, os clientes da Casas Bahia já podem encontrar um “esquenta” com itens a preço de Black Friday. A companhia também vai sortear um Pix de R$ 1 milhão para quem consumir acima de R$ 100 no Ponto.

Ela ainda contou que uma das estratégias tem sido antecipar promoções, seguindo a tendência percebida nos consumidores. “As pessoas estão cada vez mais conectadas com a data, por isso fazemos a antecipação. Nós tentamos colocar nossas marcas na cabeça do consumidor antes”, explicou.

A executiva comentou também que a empresa deve apostar no modelo de live commerce, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. A empresa deverá apostar ainda em influenciadores internos (vendedores) para humanizar o e-commerce. Por fim, Ilca destacou que as expectativas para a Black Friday são bem altas e que a Via já tem colhido ótimos feedbacks das campanhas lançadas.

Para Taísa Bornhofen, diretora comercial da DBR, joint venture entre os grupos Loghaus e Otto Group e que tem a Posthaus como principal canal de vendas, a antecipação também é o ponto fundamental.

Para ela, assim como os clientes têm se antecipado, a marca faz o mesmo, principalmente no app próprio. “Também estamos trabalhando a parte de estoque e campanhas fortes para o nosso aplicativo, que hoje representa 50% das nossas vendas”, complementou. Segundo Taísa, essa antecipação da Black Friday, para eles, garante um possível recompra ainda no mesmo período.

Além disso, a diretora também reforçou a necessidade de ter todos os setores testados e perceber que os processos estão fluidos, principalmente nesta data e com clientes cada vez mais exigentes.

Já Vinicius Faria, coordenador de Marketing de Performance da Pearson para a América Latina, destacou que as estratégias no setor de serviços se diferem pelo fato de esse ser um segmento totalmente diferente do varejo. Segundo Faria, uma dos principais dificuldades é o gatilho para convencer alguém a, naquele momento, aderir um dos cursos de inglês da Wizard, por exemplo.

Ele ainda contou que a empresa mudou nos últimos anos a estratégia para a Black Friday e que isso tem gerado mais leads. “Antes nós fazíamos apenas na semana, mas no ano passado fizemos o mês inteiro e até estendendo um pouco esse período. Com isso vimos um incremento de 20% de geração de leads e matrículas, comparando ano a ano”, destacou.

Por fim, Vinicius também destacou que as expectativas da empresa são altas para a data neste ano. A empresa, além de aumentar os leads e os números de matrículas, também quer gerar mais interesse e fomentar esse segmento.

Desafios

Os três convidados presentes definiram a Black Friday deste ano como única e desafiadora, principalmente pelo fator Copa do Mundo, que estará acontecendo durante a data. Um dos fatores comentados por todos foi o alto preço que será pago durante este período para conseguir atrair a atenção do consumidor.

Na mesma linha de desafios, Ilca também chamou a atenção para o momento financeiro pelo qual passa a população brasileira, muito endividada e com problema de crédito. Taísa ressaltou que o setor de logística deverá sofrer com um gargalo, uma vez que muitas pessoas costumam parar para assistir aos jogos.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Por: Mercado e Consumo

Redação
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