quarta-feira,27 novembro, 2024

Madeira transparente é a nova aposta dos cientistas para substituir o plástico

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Universidade de Nova Déli, na Índia, desenvolveram uma nova modalidade de “madeira transparente” que pode ser usada para substituir o vidro ou materiais plásticos utilizados na fabricação para-brisas de carros, embalagens e equipamentos eletrônicos.

Segundo os cientistas, esse material inovador diminui os impactos ecológicos no meio ambiente devido às suas propriedades renováveis e biodegradáveis, além de ser mais econômico e muito mais resistente que o vidro, reduzindo drasticamente o custo de energia para sua produção.

“A madeira transparente como material sustentável pode substituir efetivamente os plásticos à base de petróleo prejudiciais ao meio ambiente, como polipropileno, cloreto de polivinila (PVC), acrílico e polietileno”, disse o professor de engenharia química e autor principal do estudo Prodyut Dhar, ao site SciDev.Net.

Madeira transparente

Apresentada pela primeira vez em 1992 pelo cientista alemão Siegfried Fink, a madeira transparente é obtida por meio da remoção do conteúdo da lignina presente na madeira natural, substituindo-o por materiais plásticos. A lignina é um biopolímero orgânico usado na fabricação de tecidos vegetais biodegradáveis e não tóxicos.

Madeira transparente pode substituir o vidro e o plástico usados em embalagens (Imagem: Reprodução/Universidade de Nova Déli)

Utilizando clorito de sódio, os pesquisadores conseguiram remover a lignina da madeira e preenchê-la com infiltrações de epóxi. De acordo com os cientistas, esse processo tem um impacto ambiental muito menor em comparação com métodos atuais que usam polímeros de metacrilato para obtenção de plásticos.

“Os plásticos são utilizados ​​como substitutos do vidro, um material naturalmente muito frágil. No entanto, nossa madeira transparente é uma alternativa ainda melhor do ponto de vista ecológico, com uma vida útil muito maior e sem causar danos ao meio ambiente”, acrescentou o professor Dhar.

Resistente e mais leve

Durante os testes realizados em laboratório, a madeira transparente se mostrou tão resistente quanto a madeira natural, porém mais leve e durável. Além disso, suas propriedades físicas, mecênicas e ópticas indicam que esse material pode ser usado como um substrato de base biológica altamente versátil.

Esquema mostra cadeia de produção, utilização e durabilidade da madeira transparente (Imagem: Reprodução/Universidade de Nova Déli)

Segundo os pesquisadores, no final das contas, a madeira transparente ainda é menos ecológica do que o vidro puro. No entanto, ela apresenta características sustentáveis muito menos agressivas do que o processo de fabricação de polietileno e outros materiais plásticos feitos à base de petróleo.

“A madeira transparente tem sido usada na construção, armazenamento de energia, eletrônica flexível e embalagens, mas dadas as crescentes preocupações com o impacto ambiental do petróleo em materiais plásticos, a madeira transparente também tem um papel fundamental na sustentabilidade ambiental”, disse o professor da Faculdade de Silvicultura da Universidade Agrícola de Kerala, também na Índia, Anish M. Chathoth ao site SciDev.Net.

Por: Gustavo Minari

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados