Um levantamento feito pelo agregador de dados DappRadar revelou que a plataforma de metaverso Decentraland — baseada na moeda virtual Ethereum — teve apenas 38 usuários ativos em um período de 24 horas, enquanto a concorrente The Sandbox registrou pouco mais de 500 no mesmo intervalo de tempo.
Segundo o relatório, esses números são extremamente preocupantes, principalmente por causa do valor de mercado estimado das duas empresas, avaliadas em US$ 1,3 bilhão cada (algo em torno de R$ 7 bilhões numa conversão direta e levando em conta a cotação atual).
“O DappRadar não rastreia nossos usuários, apenas pessoas interagindo com nossos contratos inteligentes”, explicou o diretor criativo da Decentraland, Sam Hamilton, ao site CoinDesk, acrescentando que a plataforma tem uma média de aproximadamente 8 mil utilizadores por dia.
Um lugar vazio
O termo “usuários ativos diários” citado pelo DappRadar realmente se refere aos endereços exclusivos de carteira de blockchain que interagem dentro do sistema. Isso significa que, as pessoas — ou avatares — que simplesmente fazem login para conversar com outros usuários, não entram nessa conta.
Mesmo assim, ter algo em torno de 8 mil usuários em um único dia parece ser muito pouco para uma plataforma que pretendia ser o futuro da internet e das comunidades online. Outro fator importante a ser levado em consideração é que, com um número reduzido de pessoas nesse ambiente virtual, transações como vender e comprar NFTs, tendem a se tornar cada vez mais escassas.
“Desde a sua criação em fevereiro de 2020, o maior número de usuários ativos diários na plataforma Decentraland foi de 675. Com relação ao The Sandbox, essa quantidade chegou a 4.503 utilizadores por dia”, afirma outro trecho do relatório do DappRadar.
Futuro incerto
Após a divulgação do relatório, tanto a Decentraland quanto a The Sandbox usaram suas contas no Twitter para contrariar os dados apresentados. Segundo Sam Hamilton, a Decentraland registrou 1.074 usuários interagindo com contratos inteligentes no mês de setembro de 2022, além de contar com quase 56.700 utilizadores ativos mensais.
Já o tuíte publicado pelo CEO e cofundador da The Sandbox, Arthur Madrid, contestou as métricas usadas pelo DappRadar. Segundo ele, esses dados refletem apenas as transações entre usuários ou uma venda primária de NFT e não outras formas de engajamento dentro da plataforma.
De acordo com especialista ouvidos pelo site CoinDesk, nenhum desses números, porém, podem ser considerados relevantes, dada a quantidade de dinheiro que vem sendo despejada nessas plataformas de metaverso e à expectativa criada em torno desses ambientes virtuais.
“Qualquer pessoa em sã consciência, dizendo que existe um metaverso em pleno funcionamento atualmente, está mentindo descaradamente”, disse o gerente de portfólio da empresa de investimentos em criptoativos digitais Arca, durante uma entrevista ao CoinDesk.
Por Gustavo Minari | Editado por Douglas Ciriaco