segunda-feira,23 setembro, 2024

O que você pode aprender ao mergulhar de cabeça no metaverso

Até alguns meses atrás, eu teria me descrito como um ludita no que diz respeito ao metaverso. Mas trabalhando no programa Decoded para a CNN, tive a oportunidade de mergulhar de cabeça nesses mundos virtuais e conhecer alguns dos principais atores desse espaço.

Em sua definição mais básica, o metaverso é a internet tridimensional. A palavra em si é muito mais antiga do que você pode imaginar; foi criada pela primeira vez em 1992 pelo autor de ficção científica Neal Stephenson que, com uma visão alarmante, escreveu sobre um futuro distópico onde as pessoas escapavam para um mundo virtual, acessado com óculos de proteção.

O metaverso foi reimaginado muitas vezes nas três décadas desde então, mas Stephenson me deu a melhor definição do que é agora: “É um ambiente virtual onde um grande número de pessoas pode se reunir e interagir umas com as outras, por meio de avatares”.

Qual metaverso?

Talvez o elemento mais surpreendente para mim quando conheci o metaverso foi que há mais de um, e todos eles parecem e se sentem muito diferentes.

Se eu quisesse encontrar amigos virtualmente e me divertir, poderia ir ao Somnium Space. Nesta plataforma, os usuários criam experiências virtuais incríveis e ganham dinheiro real por seus esforços. É aqui que você pode encontrar mundos dentro de mundos. É como descer para o filme “A Origem”. Se você quer dançar em um clube virtual ou correr carros no deserto, este pode ser o metaverso para você.

No entanto, se eu quiser ter uma reunião de trabalho, você me encontrará nas Salas de Trabalho Horizon da Meta.

Toda a equipe Decoded se encontra aqui, sentada em uma mesa virtual conversando sobre o próximo episódio. Podemos partilhar ideias e até ver o último episódio no grande ecrã virtual. Eu moro em Londres, o produtor e cinegrafista moram em Dubai, mas isso nos faz sentir que estamos juntos e colaborando de uma forma que uma videochamada simplesmente não consegue.

Se você não tem um headset VR, o Second Life pode ser para você. É a plataforma mais antiga do metaverso, criada em 1999. Aqui eu fui para uma Paris virtual, comprei um leão virtual em um pet shop virtual e voei com ele para uma nuvem virtual em forma de coração.

Pode ter sido divertido, mas não foi fácil; em meu esforço para comprar o leão, meu avatar de alguma forma perdeu suas calças. Foi embaraçoso, principalmente porque eu estava com o fundador do Second Life, Philip Rosedale na época, que felizmente viu o lado engraçado.

Privacidade e segurança

Uma das maiores preocupações de Rosesdale é como as futuras plataformas do metaverso ganham dinheiro. “Tem que ser um modelo de negócios que não inclua vigilância, segmentação e propaganda”, diz ele.

É uma preocupação compartilhada por muitos e racional, já que a maior empresa de mídia social do mundo está apostando seu futuro no metaverso; até mudou seu nome para Meta.

Andrew Bosworth é o CTO e nossos avatares se encontraram no Horizon Workrooms, onde fiquei impressionada com o fato de nenhum de nós ter pernas – um recurso que ainda não está disponível neste metaverso, mas estará no futuro, de acordo com um recente anúncio.

Ele ingressou na empresa anteriormente conhecida como Facebook em sua infância e está convencido de que a Meta pode ser confiável para forjar essa nova geração da internet. “Francamente, não há ninguém que esteja investindo mais em privacidade e segurança de dados. Ninguém está mais focado nesse problema do que Meta”, disse ele.

Ele admite, porém, que não será fácil convencer as pessoas.

“Vai levar muito tempo para os consumidores verem esse valor, entenderem isso, acreditarem nisso, e é isso que você espera”, disse Bosworth. “A confiança chega a pé e sai a cavalo”.

Acredite no hype?

Na minha opinião, não há dúvida de que há muito hype sobre o metaverso. NFTs (tokens não fungíveis) vêm à mente. A tecnologia por trás dos NFTs, que usam o blockchain para transferir a propriedade, é valiosa – só não tenho certeza sobre alguns dos casos de uso, como obras de arte digitais vendidas por milhões de dólares. Também não estou convencida sobre imóveis virtuais em plataformas metaversos vendidos por valores semelhantes.

As marcas podem interagir com os clientes criando experiências nesses mundos, mas não está claro quais plataformas serão um sucesso e como as marcas devem usá-las melhor. Portanto, avaliar imóveis virtuais é um negócio complicado.

Entrei na sede de uma conhecida marca de bebidas alcoólicas em Decentraland. Eu era o único avatar lá e, embora houvesse um jogo e um quiz em oferta, eles não eram divertidos. Certamente não há como provar as bebidas da marca virtualmente, e saí confusa sobre o que ela estava tentando alcançar.

Mas, de acordo com a empresa de pesquisa Gartner, até 2026, um quarto de nós passará pelo menos uma hora por dia no metaverso para trabalho, compras, educação ou socialização. Acho que é possível, principalmente se você considerar que um jogo como Fortnite é efetivamente um metaverso usando a definição mais ampla e, após os anos de pandemia de mais pessoas trabalhando em casa e usando videoconferência, uma melhor experiência de reunião de trabalho virtual parece uma lógica Próxima Etapa.

O metaverso mudará fundamentalmente a maneira como fazemos as coisas, é difícil definir o como e o quê.

“Isso não muda apenas a vida individual, muda a sociedade”, disse Bosworth. “Temos acesso coletivo à totalidade do talento humano, não apenas ao talento humano sortudo de ter nascido em determinados lugares, o que tem sido a realidade”.

“Essa tecnologia começa com algo trivial como boliche virtual e termina com uma visão totalmente diferente da sociedade”.

O metaverso ainda está evoluindo – até a definição da palavra está mudando, e a parte empolgante é que todos podemos fazer parte de seu futuro. Então escolha uma plataforma e explore.

Por: Anna Stewart da CNN

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados