sexta-feira,22 novembro, 2024

Marcas criam campanhas de conscientização e doação para o Outubro Rosa

Para promover a conscientização sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa, diversas marcas prepararam campanhas e ativações ao longo do mês. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados 66.280 casos de câncer de mama no Brasil entre os anos de 2020, 2021 e 2022. Quando descoberta em estágio inicial, a doença tem mais de 95% de chances de cura.

Neste ano, o Instituto Avon criou a campanha “Quem tem peito tem direito” contará com ativações digitais informativas sobre o tema e uma carreta de diagnóstico com atendimento gratuito no Largo da Batata em São Paulo (SP), além de levar informação sobre o assunto para mais de um milhão de Representantes da Beleza Avon.

Idealizada pela Wunderman Thompson Brasil, a ideia é expandir o conhecimento  de seus consumidores sobre a legislação brasileira no apoio a pacientes com câncer de mama, como a Lei dos 30 Dias (nº 13.896/2019), que define que, em caso de suspeita da doença, exames de diagnóstico devem ser realizados em até 30 dias, e a Lei dos 60 Dias (nº 12.732/12), que garante à pacientes o início do processo terapêutico em até 60 dias a contar da data de confirmação do diagnóstico.

“Aumentar os percentuais de diagnóstico precoce de câncer de mama e contribuir para que o tratamento resolutivo para a doença seja ágil e acessível são objetivos do Instituto Avon. Por meio de informações seguras, as mulheres podem buscar os exames diagnósticos e a terapêutica adequada com a celeridade necessária para salvar vidas”, afirma Daniela Grelin, diretora-executiva do Instituto Avon.

A Sabin, rede especializada em medicina diagnóstica, também participa da campanha do Outubro Rosa. O grupo criou a iniciativa “#EscuteSeuCorpo”, transformando exames preventivos em partituras musicais e, assim, mudar a forma de encarar os cuidados com a saúde.

A primeira melodia foi composta pela premiada pianista com composições nacionais e internacionais, Debora Gurgel, a partir de um resultado de exame. A canção foi interpretada pela cantora brasiliense, Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do The Voice, da TV Globo, e está disponível no Spotify e com clipe exclusivo no YouTube.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Mastologia, uma das principais barreiras para as mulheres não realizarem seus exames é o medo de encontrar anormalidades (54,5%). Dessa forma, o objetivo da campanha é tornar o momento de investigação algo mais natural e seguro.

Doações de lenços e mechas de cabelos

O Bourbon Shopping São Paulo participa do Outubro Rosa como um dos postos de coleta de doações para o Banco de Lenços, projeto idealizado para ajudar mulheres em tratamento quimioterápico durante o processo de cura, visa também a recuperação da autoestima.

A doação do acessório pode ser feita em uma caixa de acrílico que estará no shopping até o final do mês. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h e de domingo, das 12h às 20h. Criado por Flávia Flores, o Banco de Lenços é uma unidade de ação do Instituto Quimioterapia e Beleza.

No instituto, pacientes em tratamento de câncer têm acesso a lenços doados por parceiros e voluntários. Além disso, promove ações educacionais e ensina formas corretas e criativas para a amarração.

O N&S Salão, no RioMar Kennedy, em Fortaleza, está oferecendo corte de cabelos de graça para consumidores que queiram doar as mechas para mulheres em tratamento de câncer. A iniciativa ocorre durante todo o mês de outubro e os fios arrecadados serão doadas à instituição Toque de Vida para a confecção de perucas.

Para participar, é necessário adquirir um voucher, gratuitamente, no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no Piso L1 do shopping, próximo à Boticário. Os cortes são realizados todas as segundas e quartas-feiras, sendo seis atendimentos por dia. O recomendado é que os cabelos a serem doados tenham, pelo menos, 30 centímetros e estejam sem química.

“Para nós, é muito gratificante fazer parte dessa mobilização em busca da conscientização da saúde feminina. Percebemos que, a cada ano, mais pessoas nos procuram para participar, transformando o seu visual e ainda contribuindo com a autoestima de uma mulher que esteja em tratamento”.

Imagem: Divulgação 

Por: Mercado e Consumo

Redação
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