A Diretoria do Bem-Estar Animal (DBEA), vinculada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), realiza um projeto chamado “Castração Legal”, promovendo a castração de cães e gatos em Cuiabá. O projeto é destinado à população em situação de vulnerabilidade social e que, portanto, não possuem condições para arcar com os custos da cirurgia.
Os interessados devem entrar em contato com a DBEA por meio do telefone: 0800 647 7755 ou pelo WhatsApp: 65 9207-4318. O processo de inscrição será realizado com base nas orientações que serão repassadas pela equipe durante o atendimento. As cirurgias são realizadas por uma clínica particular, conveniada à Prefeitura de Cuiabá, sem nenhum valor cobrado dos tutores que se cadastrarem corretamente. O transporte até a unidade de saúde veterinária e as orientações referentes aos cuidados pós-cirúrgicos são de responsabilidade da diretoria.
A castração é um ato que demonstra amor, cuidado e compromisso com os pets. O procedimento pode oferecer inúmeros benefícios, como por exemplo: prevenção contra doenças, melhora no comportamento, evita gravidez psicológica, diminui o risco de fugas, previne possíveis desentendimentos entre os animais e aumenta a expectativa de vida dos bichinhos. Além disso, é a única maneira eficaz para o controle de animais abandonados. Infelizmente, a quantidade de castração só não é maior devido a falta de informação.
De acordo com informações oferecidas pela SMADESS, somente em 2021, foram realizados mais de 700 procedimentos pelo projeto. A DBEA iniciou suas atividades em março de 2018 e desde então o órgão é visto como referência em resgate, fiscalização de maus-tratos e promoção da adoção responsável de animais domésticos na capital.
Com informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS).
Por: Victória Oliveira