sexta-feira,22 novembro, 2024

Graduação em enfermagem: entenda como o curso funciona

Você já pensou em como seria o mundo sem a profissão de enfermagem? Esses profissionais exercem um papel fundamental no sistema de saúde. Cabe a eles a responsabilidade de cuidar das pessoas, prestando assistência e garantindo o bem-estar dos pacientes. Além disso, os enfermeiros também ficam responsáveis por coordenar, planejar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas assistenciais, administrativas, gerenciais e educacionais.

Para aqueles que tem interesse em seguir por essa profissão, o primeiro passo é procurar por uma universidade que ofereça o curso. A partir das disciplinas oferecidas, e sob a orientação dos professores, os alunos aprendem a teoria e a prática necessárias para atuarem no ramo.

Pontos de vista

A coordenadora do curso de enfermagem da Universidade de Várzea Grande (Univag), Aline Bianchi, acredita que as duas primeiras coisas que devem ser observadas pelo aluno são se a instituição escolhida apresenta uma boa relação de ensino teórico aliado a prática e se possui um bom reconhecimento no mercado.

De acordo com Aline, a Univag traz como diferencial um olhar para a gestão. “Isso é muito importante para o cenário que estamos vivenciando hoje pós pandemia. A enfermagem gerencial tem galgado muitos espaços, sendo muito importante durante esse período. O enfermeiro é uma força de trabalho muito grande. Um enfermeiro com a formação em gestão consegue mobilizar recursos e viabilizar serviços de forma organizada. Nós propomos na nossa grade algumas disciplinas que são de gestão de serviço, gestão de cuidados e gestão de unidade, possibilitando que o nosso aluno ocupe esses cargos gerenciais, dando visibilidade e fazendo a diferença na atuação de serviço”, afirma a coordenadora. 

Aline informa que existem em média 60 possibilidades de atuação para o profissional de enfermagem pactuadas pelo Conselho Federal. A graduação tenta mostrar para o aluno todas as possibilidades que ele tem, diz ela. Como por exemplo: enfermeiro de atendimento domiciliar, enfermeiro de resgate, enfermeiro de obstetrícia, entre outros. Segundo Aline, um dos campos que tem crescido consideravelmente nos últimos anos é o da enfermagem estética.

A coordenadora explica que durante o estágio obrigatório, os alunos perpassam por vários cenários, sendo eles a atenção básica, urgência e emergência. O aluno trabalha dentro desses cenários fazendo o gerenciamento de cuidado e gerenciamento de serviço. “Isso acaba sendo uma grande vantagem, pois ele consegue ter duas visões que fazem parte do exercício profissional, conseguindo atuar de uma forma completa”, diz ela.

Experiência acadêmica

A estudante do 9° semestre do curso de enfermagem, Priscila Leite, relata que desde muito nova sempre gostou do ambiente hospitalar e que quando ia para algum hospital observava atentamente as atividades das enfermeiras. “Eu via as enfermeiras aplicando soro, tirando sangue, andando apressadas de um lado para o outro, cuidando de pacientes e percebi que admirava aquilo. Sempre fui muito comunicativa e sempre gostei de ajudar as pessoas. Quando me formei no ensino médio, comecei a fazer alguns testes educacionais e o curso de enfermagem foi um dos sugeridos. Pesquisei para entender mais sobre o curso e acabei escolhendo enfermagem”, relembra.

Ela diz que dentre as matérias indispensáveis presentes na grade curricular do curso estão: anatomia humana, anatomia humana aplicada em enfermagem, bioquímica, cuidados de enfermagem ao paciente crítico, enfermagem e saúde mental, fisiologia humana, estágio 1 e 2, entre outras. “Como já estou concluindo a graduação, atualmente as minhas principais matérias são: estágio supervisionado 2, TCC 2 e administração voltada para área hospitalar”, diz a estudante.

É importante destacar que a profissão carrega consigo, não somente o desafio diário de cuidar de vidas, mas também a escassez de recursos e valorização profissional. Os deveres da equipe de enfermagem, que engloba enfermeiros, técnicos e auxiliares, vai além do acolhimento e assistência ao paciente.  Todos são responsáveis pela logística de materiais e controle de medicação, assim como pela segurança do paciente.

Priscila conta que atuou no pronto atendimento do Hospital de Câncer de Mato Grosso durante o seu primeiro estágio supervisionado e descreve a experiência como uma oportunidade bastante enriquecedora de ver como o trabalho funciona na prática.

“Me comparando ao meu eu do início do curso vejo que estou totalmente diferente. Me sinto muito mais preparada, em todos os sentidos. Agora eu tenho o conhecimento e sei como aplicá-lo na prática. O conhecimento realmente nos empodera”, finaliza a estudante.

“Me comparando ao meu eu do início do curso vejo que estou totalmente diferente. Me sinto muito mais preparada, em todos os sentidos. Agora eu tenho o conhecimento e sei como aplicá-lo na prática. O conhecimento realmente nos empodera”, finaliza a estudante.

Reprodução Priscila Leite.

Por: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

LEIA MAIS

Recomendados