O Google Fit será atualizado para virar uma grande central de saúde no Android. Isso será possível graças à integração do app com o Health Connect, que oferece uma maneira simples de compartilhar dados entre seus aplicativos de condicionamento físico e bem-estar.
A unificação foi anunciada durante o Google I/O de 2022, mas não havia sido mencionada até o momento. A ideia é juntar tudo em um só lugar, inclusive para oferecer suporte a mais rastreadores de atividades físicas e relógios inteligentes, como o Pixel Watch, bem como o Assistente do Google.
Google Fit receberá dados de outros apps
Se você não for fã do Google Fit, poderá fazer o caminho inverso e exportar os dados para o software favorito — dá para compartilhar dados como calorias, frequência cardíaca e medidas corporais. A vantagem do Fit é o suporte à conta do Google, permitindo o armazenamento de dados e a centralização das informações.
O Google desenvolve um recurso de detecção de ronco e tosse nos celulares da linha Pixel e no Android. O app de condicionamento físico é o principal candidato, embora ainda não tenha sido confirmado.
Se você tem um smartwatch com o Wear OS, provavelmente deve usar o Google Fit. Quem tem outro tipo de relógio ou pulseira, talvez queira aproveitar esse momento de unificação para conhecer a solução de bem-estar da gigante das buscas.
A verdade é que o Android até hoje não conseguiu criar uma interface universal de saúde como a rival Apple possui. O Google Fit é o principal candidato, mas ainda precisa superar as dezenas de competidores espalhados por aí, com muito mais tradição e reconhecimento, como o Strava, o Nike Run Club e o Samsung Health.
Por: Alveni Lisboa