O Desafio Liga Jovem, maior competição nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia, amplia escopo e atividades para levar a oportunidade às comunidades remotas do país. A iniciativa do Sebrae conta com a parceria com o Instituto Ideias de Futuro e terá uma agenda de oficinas específicas gratuitas para ONGs, coletivos, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outras organizações de todo o Brasil.
Além disso, as inscrições trazem novo escopo. Para ser um orientador não é necessário ser professor. Basta que a pessoa tenha 18 anos e seja um tutor responsável, engajado com o desenvolvimento dos estudantes. Outra novidade é a formação de grupos, com a possibilidade de um projeto de 2 a 5 jovens.
Podem participar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, com idade entre 13 e 18 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas, ONGs, coletivos. Os professores, coordenadores, diretores e líderes comunitários, interessados em receber uma Oficina do Desafio Liga Jovem para divulgação da iniciativa para os jovens da sua comunidade podem fazer a solicitação clicando aqui.
Para se inscrever gratuitamente, na competição, acesse o endereço eletrônico institutoidf.org/desafioligajovem, até o dia 07 de outubro.
Segundo Elaine Noveti, analista de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, “o objetivo é promover o desenvolvimento de competências empreendedoras desses jovens, estimulando o protagonismo, como agentes de mudanças em sua realidade, não apenas como usuários de tecnologia, mas também como criadores de soluções para os desafios da sociedade”,
Nesse sentido, o Sebrae e o Instituto Ideias de Futuro estão priorizando uma busca ativa em escolas públicas e agora nas próprias comunidades. A atividade consiste em uma agenda de oficinas sobre o programa nas comunidades.
Sobre o Desafio Liga Jovem
Durante a competição, as equipes inscritas vão participar de missões on-line e presenciais, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria com conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e empreendedorismo com tecnologia. Ao fim, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do curso. A ideia é que essa formação apoie a criação da solução para resolver um problema da escola e/ou comunidade em que estão inseridos os participantes, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.
A primeira etapa do Desafio Liga Jovem será realizada de 07 a 09 de outubro na Virada Empreendedora, que será um evento on-line. Durante três dias, os grupos vão participar de atividades compostas por palestras, oficinas e mentorias com a finalidade de apoiar os participantes na criação e no desenvolvimento da sua solução, bem como na elaboração do vídeo-pitch do seu projeto.
Entre os dias 17 a 30 de outubro, será realizada a fase de avaliações, nas quais os grupos participam de mentorias on-line para tirar dúvidas e receber dicas sobre o desenvolvimento do projeto e avaliação do vídeo-pitch.
Serão selecionados até 600 semifinalistas (500 estudantes e 100 professores) ou 100 grupos para apresentar seus projetos presencialmente, na grande final, incluindo uma missão com visitas coordenadas aos principais centros de inovação de São Paulo, no período de 11 a 15 de novembro, com as despesas pagas pela organização da competição, conforme regulamento para a grande final.
Ao final, as seis equipes que obtiverem a melhor pontuação, juntamente com o professor/responsável, serão declaradas vencedoras da competição e vão receber uma viagem internacional para um centro de inovação, com duração de até 10 dias e com as seguintes despesas cobertas: passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.