O Banco Central (BC) revelou na última sexta-feira (16) que mais de 137,3 mil chaves Pix tiveram os dados vazados. Segundo revelado, os clientes que tiveram os dados violados são da conta digital Abastece-aí, que atua em parceria com a BV Financeira.
Apesar do alto número de chaves Pix, isso não quer dizer que este seja o número de pessoas que foram afetadas pelo vazamento. Isso porque cada cliente pode ter mais de uma, cinco para pessoas físicas e 20 para pessoas jurídicas. Dessa forma, foram registradas 137.122 chaves afetadas.
Mesmo com todo o susto, o Banco Central revelou que as informações são apenas de dados cadastrais. Desta maneira, os clientes podem ficar tranquilos, pois não há risco de movimentação financeira na conta — de acordo com a instituição financeira.
Assim, informações ditas como as mais importantes para as instituições financeiras, como extratos, saldos e senhas, não fazem parte da lista de informações vazadas. A BV Financeira revelou que o problema foi contornado a tempo, fazendo com que estes dados não viessem a público.
“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações e saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, destacou o Banco Central em nota enviada à imprensa.
Clientes serão notificados sobre os vazamentos
A autoridade financeira afirmou que todas as pessoas que tiveram os dados cadastrais expostos após o incidente serão notificadas por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição financeira. Eles alertaram que não serão utilizados outros métodos, como mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
O Banco Central afirmou que este é o quarto vazamento de dados de chave Pix que acontece desde quando o serviço de transferência inaugurou no Brasil. O mais recente deles aconteceu em fevereiro deste ano. Na época, clientes da Logband Soluções e Pagamentos tiveram os dados comprometidos. O BC afirmou que 2.112 chaves sofreram quebra de segurança.