Foi aberta nesta segunda-feira (19) a 2ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O tema escolhido para esse ano foi ‘Pessoa com Deficiência, Família e Sociedade: Trilhando um novo Caminho’ e está sendo organizado pela Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência e entidades parceiras. A ação acontece até o dia 23, com atividades em diferentes locais, a fim de facilitar o acesso das pessoas com deficiência. A programação da 2ª Semana segue nesta terça-feira (20), com atividades realizadas na Associação Mato-grossense dos Deficientes- AMDE. No período das 08 às 17 horas, serão ofertados atendimentos médicos, voltados às mulheres com Deficiência. A ação integra a Campanha Mulher- Onde está você?
O evento tem como principal objetivo dar visibilidade às causas das pessoas com deficiência, difundindo informações sobre a importância da inclusão, respeito, acessibilidade, promovendo a integração das pessoas com deficiência e seus familiares em toda a sociedade. Além também de chamar a atenção da sociedade quanto ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
“Podemos afirmar que essa semana de ações voltadas aos direitos da pessoa com deficiência, define mais uma vez a preocupação da gestão Emanuel Pinheiro em oferecer mais dignidade e inclusão social à todas essas pessoas com algum tipo de deficiência. Exemplo disso, é o programa Incluiabá, considerada uma iniciativa inédita no país, criado no mês de abril de 2021. Temos no prédio quatro servidores lotados em diferentes secretarias. Na secretaria de Governo, temos a colaborada Marina, que tem síndrome de down. Ao invés dela aprender com a gente, nós é que estamos aprendendo dia após dia com ela. É uma grande experiência que deve servir de exemplo para outros estados. Aliás, somos todos iguais”, disse o secretário municipal de Governo, Luís Cláudio Castro Sodré.
“Inicialmente a Prefeitura de Cuiabá contratou 16 pessoas, todavia, esse número já ultrapassa mais de 50, uma ampliação de mais de 200%. Os servidores encontram-se lotados em diferentes setores da administração atual, gerenciados pela empresa terceirizada, Bem-Estar, priorizando indígenas, cadeirantes, transexuais, negros, dentre outros”, acrescentou Luís Claudio.
O secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, Rubinho da Guia, fez questão de reforçar todo apoio que vem sendo dispensado pela gestão às pessoas com deficiência da capital. “Eu como pessoa cadeirante, desde o meu primeiro ano de vida, sei e enfrento as dificuldades diárias daqueles que possuem algum tipo de deficiência. Por isso que, desde que assumi a pasta da Secretaria Adjunta, tenho trabalhado para conquistar cada vez mais espaço para esse público. Sou muito feliz em estar à frente da pasta, que me representa. Já avançamos muito, e vamos avançar ainda mais”, declarou o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva- Rubinho da Guia.
Presente a abertura do evento, o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon Municipal, Genilto Nogueira deixou uma mensagem ao público participantes e representantes de entidades para que ao final da 2ª Semana, seja encaminhada uma proposta ao órgão. “Deixo aqui um desafio. Ao final do evento, onde serão apresentadas as demandas, sugiro que formalize uma proposta que indique de que forma o Procon Municipal possa contribuir ainda mais, na implementação de políticas públicas efetivas voltadas aos direitos desses cidadãos”, afiançou Genilto.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Eliete de Moraes, fez questão de reforçar que, apesar dos anos de luta, temos que sempre lembrar da importância do trabalho conjunto. “O nosso grito de luta, foi e é, nada de nós sem nós. Apesar da semana ter sido planejada e de forma festiva, não podemos nos esquecer de que o nosso trabalho é amparado ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Acreditamos que, após dez anos de caminhada de luta, é possível construir e avançar no nosso lema: “Nada de nós sem nós. Sozinhos podemos até fazer, porém juntos temos a oportunidade de fazer muito mais”, reforçou Eliane.
Serão realizados atendimentos com oftalmologistas, psiquiatra, clínico geral, ginecologista, orientações gerais, dentista, aplicação de vacinas, dentre outros.
No período da tarde, a partir das 13 horas, no auditório da Secretaria de Assistência Social, haverá capacitação dos servidores, com o tema ‘Vivenciando as Deficiências’.
“Será uma semana voltada para sensibilização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão dessas pessoas na sociedade, trazendo a acessibilidade como princípio da igualdade de direitos, valorizando a diversidade humana e as necessidades decorrentes das pessoas com deficiência”, finalizou Rubinho.