sábado,12 outubro, 2024

Como um projeto de R$ 200,00 tornou-se uma startup de empreendedorismo social

Quando os empreendedores Vinicius Amorim e Natália Cardoso investiram R$ 200,00 em sua primeira compra para dar vida a um empreendimento em 2016, a ideia era vender brigadeiros e fazer renda extra. Mal podiam imaginar que o negócio se espalharia por 11 estados do país, movimentando quase R$ 700 mil desde a sua fundação, com 50 unidades abertas.

Brigadeiro com vc surgiu depois Natalia decidiu trabalhar de casa para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê de perto, deixando o trabalho em um banco, ao descobrir que estava grávida. Uma jornada  comum na vida de várias mulheres que decidem começar a empreender.

Com a pandemia de Covid-19, e a ideia de que o negócio poderia ajudar na geração de renda de quem estava perdendo o emprego, o casal decidiu iniciar um projeto que pudesse replicar o modelo de trabalho em casa. Foi quando surgiu a startup, em 2020, com três unidades no primeiro mês.

“Saí da empresa que eu trabalhei por quase dez anos com energia renovável e engenharia e fui aprovado para iniciar um programa de aceleração na maior aceleradora pré-seed do mundo, o Founder Institute”, conta Vinicius Amorim, CEO da Brigadeiro com vc.

Foi lá que os fundadores decidiram mudar todo o conceito de negócio, para um modelo de assinatura mensal e voltado para o impacto social, baseado no objetivo sustentável 8 da ONU (trabalho decente e crescimento econômico).

A missão é alavancar microempreendedoras para terem um negócio de doces online e profissional, gerando renda para a comunidade e impacto social positivo na vida das pessoas por meio de produtos e serviços.

“No final da aceleração, a nossa startup teve a segunda maior nota do programa, e foi onde passamos a ter a dedicação exclusiva ao negócio”, lembra Vinicius.

Como funciona

São 56 unidades que funcionam como PDVs online e ao todo 89 empreendedores fazem parte da rede, com idades que variam entre 19 a 68 anos. Em algumas unidades trabalham juntos mais de um integrante da família como marido, mãe e filha, participando ativamente do negócio.

As unidades vendem basicamente por quatro formas: via site próprio, aonde o pedido chega direto no WhatsApp; por aplicativos delivery como iFood, Rappi, Aiqfome; por vendas diretas feitas pelo WhatsApp e redes sociais; ou por parcerias para revendas em outros comércios físicos, como restaurantes, salão de cabeleireiro e mercadinho ou empresas.

Pelos planos de assinaturas, cada unidade paga por uma mensalidade que varia de R$ 99 a R$ 459 dependendo do porte da cidade.

“Temos o plano Confeiteiras Independentes, que dá acesso ao nosso aplicativo com funcionalidades para a gestão de um negócio de doces profissional, receitas, vídeo aulas, materiais de marketing e formações, além de acesso a embalagens personalizadas. Nesse plano inicial as empreendedoras usam a sua marca própria”, conta o CEO.

Já o plano Empreendedoras Oficiais oferece todos os recursos do primeiro plano, e o adicional que dá direito de usar a marca Brigadeiro com vc, além de vendas em aplicativos delivery, que são anunciadas no Google e Facebook, e acesso a parcerias com influenciadores digitais.

Por: Redação Inova360

Redação
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