Encontrar o profissional certo e reter grandes talentos pode ser um desafio para as empresas, uma vez que os melhores são os que entregam mais resultados às companhias e, consequentemente, também recebem mais ofertas de trabalho. Do outro lado, há a falta de profissionais capacitados para novas funções que surgem a cada dia no mercado.
É nesse contexto que a escassez de talentos vem atingindo números recordes no mundo todo. Segundo a ManpowerGroup, o índice de escassez global de talentos aumentou 6% no último ano e atingiu 75% em 2022, maior nível em 16 anos. No Brasil, a situação é ainda mais desfavorável: o índice, de 81%, coloca o país na 9ª colocação no ranking de nações com dificuldades para preencher vagas.
Nas empresas, 45% dos empregadores dizem que não conseguem encontrar as competências necessárias, enquanto 14% acreditam que a falta de candidatos é o maior desafio.
Para apoiar as companhias, o Infojobs (@infojobsbr), plataforma de soluções digitais para recrutamento, busca desenvolver e aprimorar tecnologias que desburocratizam a área de recursos humanos, além de agilizar os processos de contratação e oferecer uma boa experiência aos candidatos.
Ferramentas como geolocalização, que alcançam todas as regiões do país, são capazes de chegar a locais mais distantes e atender a demandas específicas de cada setor – um exemplo de que a inteligência artificial aplicada a processos de recrutamento e seleção é cada vez mais importante. A tecnologia ainda reúne dados e informações para a tomada de decisões e torna o RH mais estratégico.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pelo Infojobs, 53% das empresas já contratam de maneira 100% digital, enquanto 24% das que ainda não aderiram a esse modelo de seleção pretendem investir em um software até o início de 2023. Além disso, 98% dos recrutadores reconhecem que a tecnologia para RH tem o potencial de facilitar a rotina e impactar positivamente nas contratações. Ou seja, ter uma estratégia estruturada para atrair, conquistar e reter os melhores talentos já é uma realidade dentro das organizações.
O site da plataforma Infojobs tem mais de 46 milhões de perfis de candidatos cadastrados. Lá as empresas podem divulgar as vagas ou fazer uma busca ativa para encontrar o candidato ideal. “Precisamos humanizar os processos de recrutamento para ontem”, diz Ana Paula Prado, CEO do Infojobs. “Podemos automatizar métodos e tarefas dos recrutadores para que eles passem a direcionar seu foco para as pessoas.
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Por: BRANDVOICE