Operadoras brasileiras que podem oferecer o sinal de 5G receberam a aprovação para ativar a nova geração de conectividade móvel em mais algumas cidades do país. A partir de 19 de setembro de 2022, as seguintes capitais estarão aptas para o 5G:
- Aracaju
- Boa Vista
- Campo Grande
- Cuiabá
- Maceió
- São Luís
- Teresina
As capitais em questão devem cumprir um mínimo de requisitos na forma de estações em operação até o dia 28 de novembro.
Quem vai fiscalizar o processo é o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Aprovada em reunião nesta quarta-feira (14), a medida vale somente para a conexão na faixa de 3,5 GHz, uma das bandas leiloadas no processo que ocorreu no final do ano passado. Essa faixa é considerada a de maior importância para o 5G, já que permite uma conexão mais veloz e estável com múltiplos dispositivos conectados.
Sem interferências
A liberação de data leva em conta obstáculos na implementação do 5G nesse espectro, como a desocupação da faixa por equipamentos de transmissão e a resolução de eventuais interferências de sinal. O problema está relacionado às transmissões de televisão via antena parabólica, que passarão a exigir um kit de adaptação.
- 5G: saiba se o seu celular tem a tecnologia
- Quando o 5G ‘real’ chega na minha cidade? Confira o calendário
- O 5G chegou: não dá para adiar mais sua adoção
Cidades como Salvador, Goiânia e Curitiba receberam o acesso ainda em agosto deste ano, com outras cidades seguindo o calendário anteriormente estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).