O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) e a Prefeitura de Cuiabá estão com as inscrições abertas para a primeira chamada do programa ‘Qualifica Mulher’. Nesta fase inicial, são ofertadas 520 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes de curta duração nas áreas de produção de alimentos, beleza e estética.
No total, serão abertas 39 turmas dos cursos de ‘Produção de Pães Doces e Salgados’, ‘Preparação de Bolos e Tortas’, ‘Design de Sobrancelhas e Depilação Egípcia’, ‘Técnicas de Depilação’, ‘Noções das Técnicas de Manicure e Pedicure’ e ‘Curso Básico de Escova de Cabelo’.
O diretor regional do Senac-MT, Carlos Rissato, explica que os requisitos de ingresso variam de acordo com o curso escolhido, mas que, em geral, as interessadas devem ter idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental.
“As inscrições estão sendo feitas presencialmente em centros de referência da assistência social do município, como os Cras, Creas, CCIs (Centros de Convivência para Idosos), Centro Pop (especializado para população em situação de rua), entre outros locais. As interessadas devem apresentar cópias dos documentos pessoais, comprovantes de escolaridade e residência”, explica o dirigente.
Confira aqui a relação completa dos locais de inscrição.
“As aulas serão iniciadas já a partir deste mês e serão ministradas por profissionais especializados do Senac Mato Grosso nos mesmos locais onde estão sendo feitas as inscrições. São cursos de formação básica que oferecerão conhecimentos para que as alunas possam ir em busca de um primeiro emprego ou, eventualmente, oferecer em seus bairros produtos alimentícios, serviços de beleza, tendo uma grande oportunidade de geração de renda familiar”, completa Rissato.
Até o final deste ano, o Senac-MT e a Prefeitura de Cuiabá irão oferecer, ao todo, 1,2 mil vagas gratuitas por meio do programa ‘Qualifica Mulher’.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)