Nos últimos anos, quase todo mundo mudou alguma coisa na maneira de fazer compras — adaptando-se às novas soluções tecnológicas; testando a entrega ao invés da loja; experimentando produtos, marcas e varejistas novos e diferentes que atendiam as necessidades que não sabíamos que tínhamos. Enfrentando enormes desafios ao longo dos últimos dois anos, o setor de varejo teve que inovar para manter os compradores satisfeitos.
A Buzzback fornece insights sobre o consumidor desde 2000 e unimos forças para um recente webinar para examinar como os hábitos e escolhas de compras continuam evoluindo. Aqui estão os insights desse webinar. Esta visão geral de tendências descreve três áreas de mudança:
Como a experiência de compra está mudando
A experiência de varejo está mudando como nunca antes, à medida que as marcas adotam a tecnologia para se conectar com os clientes, tornando as compras mais envolventes, divertidas, ricas em informações e tornando a forma como compramos o centro das atenções.
A IKEA desenvolveu um aplicativo chamado IKEA Kreative para ajudá-lo a imaginar móveis em seu espaço. Depois de tirar algumas fotos, o aplicativo “remove” todos os seus móveis para que você possa projetar seu próprio espaço para levar produtos 3D da IKEA para sua casa, em realidade mista (MR).
Parece que todos os dias há uma nova ativação de marca no metaverso. A Samsung criou um espaço imersivo para as pessoas brincarem, dançarem, descobrirem, criarem e se conectarem com outras pessoas no metaverso, com a opção de personalizar produtos de uma maneira “que facilite suas vidas”.
A mídia social nos atraiu com o “comércio social”
Esse recurso permite navegar e comprar facilmente sem sair de um aplicativo, e inclui tudo, desde artigos domésticos até moda e serviços. Para dar uma ideia da escala, aqui está uma estatística da Morning Brew: “43% dos varejistas que vendem em plataformas sociais dizem que mais de 50% de sua receita tem origem nas redes sociais”.
Transmissão ao vivo
Já estamos condicionados a navegar online antes de fazer compras ao vivo, agora a transmissão ao vivo nos aproxima ainda mais da realidade com uma experiência interativa semelhante a um talk show, onde os clientes podem fazer perguntas e “comprar agora” – muito perto de estar na loja! Na verdade, Shopify descobriu que “metade dos compradores quer ver vídeos de produtos antes de comprar”.
Experiência: Olhando para frente
Essas inovações já são incríveis, e tenho certeza que só vão se tornar mais imersivas, interativas e divertidas, com mais opções de como visualizar potenciais compras e interagir com as marcas.
Fique atento a inovações como ajuste virtual e tecnologia de teste virtual para melhorar, e mundos virtuais para oferecer mais diversão e exploração enquanto cria fidelidade.
As novas formas de entrega dos produtos
No início da pandemia, estávamos apenas agradecidos que os itens pudessem chegar às nossas casas, mas agora queremos o mesmo nível de velocidade e conveniência – o tempo todo. Os varejistas enfrentaram o desafio com novas soluções, incluindo frotas de veículos elétricos de entrega, drones e robôs.
Curbside, mesmo dia, 2 horas
Queremos o que queremos, quando queremos, onde queremos. Não pode ou não quer entrar na loja? A loja vai tê-lo pronto para você, na calçada. Tem que ter logo? Você pode obtê-lo no dia seguinte, ou muitos varejistas ainda têm opções para o mesmo dia. No meio de uma festa ou um piquenique? Os anúncios da Shipt dizem que vão comprar para você e encontrá-lo onde quer que esteja… até mesmo à beira da piscina. É tudo uma questão de conveniência.
Robôs e drones
Eles são uma novidade neste estágio, mas os robôs estão aparecendo nas ruas e calçadas em todos os lugares, mesmo que continuem evoluindo e melhorando. Os robôs Starship professam ser uma solução de entrega mais rápida, limpa e inteligente.
O robô Tiny Mile chamado Geoffrey, pintado de rosa e com corações no lugar dos olhos. Geoffrey pretende “capacitar os bairros com entregas acessíveis e de baixo impacto”. Sharif Virani, da Tiny Miles, diz que “Geoffrey é seu carteiro amigável moderno em rosa. É apenas a próxima iteração desse entregador, e há um rosto humano por trás disso.” Mais comodidade com propósito adicional!
Drones: a Amazon Prime Air está pronta para lançar um programa piloto de entrega de drones em Lockeford, Califórnia, com o objetivo de levar itens aos clientes de forma rápida, econômica e, o mais importante, com segurança, em menos de uma hora.
Por: Mary Meehan