domingo,24 novembro, 2024

Nove em cada dez usuários de WhatsApp já conversaram com robôs de atendimento

Nove em cada dez usuários de WhatsApp já conversaram com robôs de atendimento do consumidor das empresas. É o que mostra o Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil. O levantamento foi realizado em agosto de 2022 com 2.073 brasileiros com mais de 16 anos de idade que acessam a internet e possuem smartphone.

Segundo a pesquisa, no Facebook Messenger, menos da metade dos usuários (40%) já conversaram com bots. No Telegram, 33% dos usuários já tiveram essa experiência, enquanto que no Instagram Direct são 29%.

Os mais jovens são os que mais tiveram a experiência de atendimento automatizado conversacional no WhatsApp – ou pelo menos são os que mais se deram conta disso. No grupo de 16 a 29 anos, 92% já conversaram com chatbots no aplicativo.

Na faixa de 30 a 49 anos, são 91%. Entre aqueles com 50 anos ou mais, a proporção cai para 81%. Entre as pessoas das classes A e B, 91% declaram já ter conversado com robôs no WhatsApp, contra 88% daquelas das classes C, D e E. Não há diferença na análise entre homens e mulheres.

Grau de satisfação

Apesar de os aplicativos de mensageria serem muito usados pelos brasileiros, há bastante espaço para que o atendimento por bots seja melhorado. A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil descobriu que 42% das pessoas que já conversaram com robôs pelo WhatsApp se dizem satisfeitos com essa experiência, tendo dado notas 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 em que 1 significa muito insatisfeito e 5, muito satisfeito.

Outros 37% disseram estar insatisfeitos (notas 1 e 2) e 31%, nem satisfeitos nem insatisfeitos (nota 3). A nota média dos bots no WhatsApp é de 3,2.

Os aplicativos de mensageria compõem o ambiente mais usado para a comunicação entre empresas e clientes para diversos objetivos, desde para tirar dúvidas ou pedir informações, receber suporte técnico, receber promoções, comprar produtos e serviços e cancelar serviços.

O WhatsApp é o mais utilizado na comunicação com marcas e empresas (81%), seguido por Instagram Direct (66%), Telegram (54%) e Facebook Messenger (52%).

Apenas uma pequena parcela dos usuários do WhatsApp (5%) considera inadequado conversar com as marcas por este tipo de canal. Entre os usuários do Facebook Messenger, o percentual que tem a mesma opinião é de 25%. No caso do Telegram, 12% pensam igual.

Ainda de acordo com a pesquisa, 43% dos usuários de WhatsApp aceitariam assinar uma versão premium paga do aplicativo.

Imagem: Shutterstock

Por: Mercado e Consumo

Redação
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