Vitrines digitais com informações detalhadas podem gerar um aumento de 60% nas vendas de produtos no e-commerce, segundo a martech Standout. A startup usa inteligência em trade marketing para auxiliar as indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces.
“É por meio do mapa de calor, nativo em todas as nossas vitrines digitais, que as marcas ‘escutam’ seus consumidores. A solução permite que a indústria veja e ‘ouça’ seus clientes de acordo com os seus hábitos de navegação nas páginas de produto. Os conteúdos enriquecidos geram mais interesse e engajamento durante a navegação e por isso resultam mais conversão em vendas”, conta Emerson Spina, CCO da Standout.
O mapa de calor, também conhecido como heatmap, é gerado a partir da interação do consumidor com a vitrine digital e o resultado é disponibilizado para a indústria por meio de uma imagem intuitiva formada por graduação de cores sob a própria vitrine. Por meio dessa solução, as indústrias conseguem insights para desenvolver, testar e implantar novas abordagens, pensando no interesse e satisfação do consumidor.
“As áreas com maior engajamento apresentam cores quentes, demonstrando que o cliente se interessou por aquele conteúdo. Para as áreas com menos calor, é possível que elas repensem a comunicação e mude o que menos impactou o consumidor”, esclarece Emerson.
Crescimento do e-commerce
Uma pesquisa feita pela empresa Neotrust aponta um crescimento de 12,6% no e-commerce brasileiro no 1º trimestre de 2022, o que representa um faturamento de R$ 39,6 bilhões ao comércio digital. Dentre as principais categorias que mais se destacaram estão telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos; moda e acessórios; e informática.
“Esses dados comprovam a capacidade do setor de se desenvolver e se adaptar as mudanças, visto que o varejo digital foi uma das alternativas encontradas por muitos lojistas para crescer na pandemia. Por isso, nosso intuito é promover conexões reais entre os principais agentes do setor varejista e as empresas desse segmento para discutir a criação e implementação de soluções e estratégias assertivas e eficientes para que o setor possa crescer ainda mais de maneira escalável e saudável”, analisa Tiago Baeta, fundador do E-Commerce Brasil.
O uso de recursos de mensageria foi um dos temas do Fórum E-Commerce Brasil deste ano, realizado em julho. O papel do vendedor na loja física e o comércio virtual B2B também foram destaques do evento.
Imagem: Shutterstock
Por: Mercado e Consumo