domingo,10 novembro, 2024

Peça Rara: franquia estimula moda circular em todo país

O hábito de consumir produtos de brechó já é algo comum no dia a dia de muitas pessoas, mas sabemos que, por muito tempo, isso foi visto de forma negativa. As práticas sustentáveis têm crescido entre a população mundial e a moda circular é uma pauta que tem sido frequentemente abordada nos últimos meses. A conscientização, principalmente das gerações Y e Z, a respeito do impacto ambiental negativo desse setor transformou o desapego e o consumo consciente em tendência.

Nascida em Brasília, a rede de brechós chamada Peça Rara vem promovendo a moda sustentável há cerca de 15 anos. A franquia possui lojas em diversos estados do país, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro entre outros. O brechó se denomina como: “uma parceria que favorece todos os lados envolvidos, fundamentada nos princípios da sustentabilidade: econômico, ambiental e social”.

A proprietária das franquias localizadas em Cuiabá, capital mato-grossense, Patrícia Gonçalves, relata que teve seu primeiro contato com a loja enquanto residia em Brasília e o que lhe chamou a atenção foi justamente a ideia de dar uma nova vida para um produto que já existe pronto no mundo.

“Eu e meu esposo montamos a primeira unidade de Cuiabá em dezembro de 2020. Nós comercializamos principalmente a moda feminina e infantil, ou seja, roupas, sapatos, acessórios e bolsas. Vendemos também alguns objetivos decorativos infantis. Temos a intenção de futuramente começar a vender para o seguimento de moda masculina e móveis para casa”, explica Patrícia.

De acordo com a proprietária, as lojas possuem um setor específico para a curadoria das peças que recebe treinamentos constantes. “Somos bem atentos. As peças são selecionadas e bem avaliadas, checamos qualquer possível dano que ela possa ter, como manchas ou descosturas. Se identificarmos alguma falha, não pegamos a peça. Quando se trata de marca, pegamos apenas originais e não trabalhamos com réplicas. Nós sempre direcionamos as roupas que não são escolhidas para projetos sociais”, afirma. Segundo ela, algumas das peças chegam até a loja ainda com etiquetas.

Reprodução Peça Rara Brechó
Reprodução Peça Rara Brechó

Na rede de lojas qualquer pessoa pode se tornar fornecedor. Para isso, deve-se fazer um agendamento com a equipe que avalia as peças. As escolhidas são colocadas à venda. O brechó fica com metade do valor e o cliente com a outra metade que é paga na virada do mês.

Devido a expansão desse universo dos brechós, a procura por esses espaços tem crescido. Patrícia comenta que sentiu uma melhora na aceitação do público cuiabano. “Percebemos que aos poucos a população vai se interessando por assuntos como o de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, aos poucos isso vem sendo fortalecido aqui em Cuiabá. Em Brasília a franquia é um sucesso total”, diz. 

Atualmente existem mais de 35 lojas do Peça Rara no Brasil e Cuiabá, até o momento, possui duas unidades. Uma está localizada no bairro Araes na avenida Marechal Deodoro e a outra no CPA na avenida Brasil.  

Com a curadoria, organização impecável e preços que cabem no bolso da população o Peça Rara se consagra como referência nacional no ramo do varejo.

“Nosso objetivo principal é conectar histórias, ajudando aquele que tem algo parado com alguém que esteja em busca daquilo, dar sentido para esses objetos. Nós queremos ser essa ponte”, finaliza Patrícia.

Por: Victória Oliveira.

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados