sábado,21 setembro, 2024

Os desertores norte-coreanos que se tornaram estrelas do YouTube

Crescendo na Coreia do Norte, Kang Na-ra nunca havia usado a internet.

Até os poucos privilegiados que tinham permissão para usar smartphones no país podiam apenas acessar a intranet fortemente restrita do país. YouTube, Instagram e Google eram conceitos totalmente estranhos.

Hoje, Kang é uma estrela do YouTube com mais de 350 mil inscritos. Seus vídeos mais populares acumularam milhões de visualizações. Sua conta no Instagram, com mais de 130 mil seguidores, possui anúncios patrocinados para grandes marcas, incluindo Chanel e Puma.

Ela está entre um número crescente de desertores norte-coreanos que, depois de fugir para a Coreia do Sul, fizeram carreiras aparentemente improváveis ​​como youtubers e influenciadores de mídia social.

Logo do Youtube
Logo do Youtube / Reuters

Dezenas seguiram um caminho semelhante na última década, vídeos e relatos dando um raro vislumbre da vida no reino eremita – a comida que os norte-coreanos comem, as gírias que usam, suas rotinas diárias.

Alguns canais oferecem mais conteúdo político, explorando as relações da Coreia do Norte com outros países; outros mergulham nos ricos e – para aqueles recém-desertados, inteiramente novos – mundos da cultura pop e do entretenimento.

Mas para muitos desses influenciadores, que fugiram de uma das nações mais isoladas e empobrecidas do mundo para uma das mais avançadas tecnologicamente e conectadas digitalmente, essa carreira não é tão estranha quanto possa parecer.

Desertores e especialistas dizem que essas plataformas online oferecem não apenas um caminho para a independência financeira, mas um senso de agência e representação à medida que se assimilam a um novo mundo assustador.

Caminho para a liberdade

Os desertores são um fenômeno relativamente recente; eles começaram a entrar na Coreia do Sul “em números significativos” nos últimos 20 anos, a maioria fugindo pela longa fronteira da Coreia do Norte com a China, disse Sokeel Park, diretor da Coreia do Sul da organização sem fins lucrativos Liberty in North Korea.

Bandeira da Coreia do Norte perto da zona desmilitarizada entre as duas Coreias / 19/07/2022 REUTERS/Kim Hong-Ji/Pool

Desde 1998, mais de 33 mil pessoas desertaram da Coreia do Norte para a Coreia do Sul, de acordo com o Ministério da Unificação de Seul, com os números chegando a 2.914 em 2009.

Kang, agora com 25 anos, está entre os muitos que fizeram a viagem – um carregado de riscos, como ser traficado no comércio sexual da China ou ser pego e enviado de volta à Coreia do Norte, onde desertores podem enfrentar tortura, prisão e até morte.

Kang fugiu para o sul em 2014 ainda adolescente, juntando-se à mãe que já havia desertado.

Foi difícil no começo; como muitos outros, ela enfrentou solidão, choque cultural e pressões financeiras. O mercado de trabalho notoriamente competitivo do Sul é ainda mais difícil para os desertores, que devem se ajustar tanto à sociedade capitalista quanto à hostilidade de alguns locais.

Em 2020, 9,4% dos desertores estavam desempregados – em comparação com 4% da população geral, segundo o Ministério da Unificação.

Para Kang, um ponto de virada ocorreu quando ela começou a receber aconselhamento e ingressou em uma escola com outros desertores. Mas não foi até que ela apareceu em um programa de TV sul-coreano que a vida realmente “se tornou interessante”, disse ela.

Televisão desertora

Na década de 2010, o crescente fascínio do público pelos norte-coreanos deu origem a um novo gênero de televisão conhecido como “TV desertora”, na qual os desertores eram convidados a compartilhar as experiências.

Alguns dos programas mais conhecidos incluem “Now On My Way To Meet You”, que foi ao ar pela primeira vez em 2011, e “Moranbong Club”, que foi ao ar em 2015.

Kang apareceu em ambos, e foi nessa época que ela colocou os olhos pela primeira vez no YouTube, onde foi especialmente atraída por vídeos sobre maquiagem, beleza e moda.

Em 2017, ela criou o próprio canal, aproveitando a crescente fama e “gravando meu cotidiano para pessoas que gostavam de mim em programas de TV”.

Muitos de seus vídeos no YouTube exploram as diferenças entre as duas Coreias em um estilo alegre e conversacional, como normas de beleza contrastantes. “Na Coreia do Norte, se você tem seios grandes, isso não é considerado bom!” ela ri em um vídeo, lembrando a surpresa ao descobrir sutiãs acolchoados e implantes mamários no sul.

Outros vídeos respondem a perguntas comuns sobre como fugir da Coreia do Norte, como o que os desertores trazem com eles (sal para dar sorte, uma foto de família para conforto e veneno de rato no caso de serem pegos – para “quando você sabe que vai morrer”).

Eventualmente, o canal ficou tão popular que ela conseguiu representação de três agências de gerenciamento, contratou produtores de vídeo e começou a atrair clientes para conteúdo patrocinado do Instagram.

“Eu tenho um fluxo constante de renda agora”, disse ela. “Posso comprar e comer o que quero, e posso descansar quando quero”.

Esse modelo de sucesso repetido por outros YouTubers desertores, como Kang Eun-jung, com mais de 177 mil inscritos; Jun Heo, com mais de 270 mil antes de derrubar o canal este ano; e Park Su-Hyang, com 45 mil, inspirou muitos outros a se juntarem à plataforma.

Parte do sucesso, de acordo com Sokeel Park, da Liberty in North Korea, é que os desertores “são bastante empreendedores”.

“Acho que um fator nisso é que você está no controle, não está sendo ordenado por um chefe sul-coreano e tendo que se estressar com a cultura de trabalho sul-coreana”, disse ele.

“Pode ser uma luta, mas as pessoas têm arbítrio… Você é seu próprio patrão, no seu próprio horário”.

Histórias nos próprios termos

A TV desertora pode ter ajudado a aumentar a popularidade de alguns desses influenciadores, mas também gerou controvérsia entre a comunidade desertora.

Alguns a consideram “imperfeito”, mas útil para dar ao público sul-coreano maior exposição aos seus pares do norte, disse Park. Mas muitos outros criticam os talk shows como sensacionalistas, exagerados, ultrapassados ​​e imprecisos.

Por exemplo, os programas costumam usar gráficos de desenho animado, cenários elaborados e efeitos sonoros, como música triste que toca enquanto os desertores relembram seu passado.

No final das contas, esses são programas de entretenimento, não documentários, disse Park, acrescentando: “(Os programas são) feitos por produtores e escritores de TV sul-coreanos … obviamente (os desertores) não têm controle editorial”.

Essa frustração com a forma como os norte-coreanos são representados na grande mídia e o desejo de contar as histórias nos próprios termos é uma das principais razões pelas quais tantos desertores se voltaram para as mídias sociais.

Muitos desertores sentem “que os sul-coreanos têm apenas uma compreensão muito superficial da Coreia do Norte, ou que têm certos estereótipos sobre o povo norte-coreano que devem ser desafiados”, disse Park.

O YouTube permite “um nível muito diferente de controle e agência, para poder apenas configurar uma câmera em seu apartamento ou onde quer que você filme, e apenas falar diretamente com um público”.

Construindo pontes entre as Coreias

Para muitos YouTubers desertores, há outro objetivo mais elevado além de ganhar uma renda independente contando as próprias histórias: preencher a lacuna entre as duas Coreias.

É uma tarefa difícil, especialmente nos últimos anos, à medida que as relações se deterioraram devido a divergências sobre os testes de armas do Norte e os exercícios militares conjuntos do Sul com os Estados Unidos. Mas alguns dizem que essas tensões são exatamente o motivo pelo qual é importante humanizar e conectar os coreanos de cada lado.

“Acredito que informar as pessoas sobre as dificuldades dos norte-coreanos por meio do YouTube pode ser útil para meu povo na Coreia do Norte”, disse Kang Eun-jung, 35, que fugiu da Coreia do Norte em 2008 e iniciou o canal no YouTube em 2019.

Para ela, a plataforma de vídeos é uma maneira de “continuar me lembrando da minha identidade, quem sou e de onde vim”, bem como ensinar as pessoas sobre as experiências dos desertores.

“Se as duas Coreias se unirem, quero entrevistar muitas pessoas na Coreia do Norte”, acrescentou.

Há um problema para aqueles que esperam superar a divisão: o público está envelhecendo, possivelmente porque o conteúdo atrai mais a geração que viveu a Guerra da Coréia dos anos 1950 e suas consequências.

“A geração que lembra a Coreia do Norte e a Coreia do Sul como um só país está morrendo”, disse Park. Isso torna a construção de pontes entre a geração mais jovem mais urgente.

A maioria dos espectadores de Kang Eun-jung está na casa dos 50 anos ou mais, enquanto os de Kang Na-ra estão em sua maioria na casa dos 30 – faixas etárias relativamente altas no mundo das mídias sociais.

Parte do problema pode ser que os jovens sul-coreanos não saibam quase nada sobre os pares do outro lado da zona desmilitarizada, sendo bombardeados com notícias ameaçadoras sobre a situação de segurança, retórica política e agitação militar.

Como resultado, disse Park, “os jovens sul-coreanos conhecem os americanos melhor do que os norte-coreanos. Eles conhecem os japoneses melhor do que os norte-coreanos, conhecem os chineses (melhor do que os norte-coreanos)”.

“Portanto, poder retomar alguma forma de contato, compreensão e empatia entre pessoas – se os norte-coreanos estão criando seus próprios canais no YouTube – isso é ótimo”.

Para Kang Na-ra, que deixou muitos amigos na Coreia do Norte e chegou a considerar retornar ao regime repressivo, essa distância parece pessoal.

“Quero ter mais (assinantes) adolescentes e pessoas na faixa dos 20 anos porque quero que mais jovens se preocupem com a unificação e se interessem pela Coreia do Norte”, disse ela.

“Isso não aumentaria a possibilidade de eu voltar para minha cidade natal antes de morrer? Se mais jovens quiserem a unificação das Coreias, isso não poderia se tornar realidade?”.

Por: Jessie Yeung e Yoonjung Seoda CNN

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