sexta-feira,20 setembro, 2024

Restaurante promete reduzir desperdício de alimentos e homenagear culinária brasileira

Com previsão de inauguração para outubro de 2022, o Brasido Restaurante apresenta diversas propostas inovadoras que prometem surpreender o público. A equipe está sendo liderada pelo chef de cozinha e proprietário do espaço, Fernando Mack. Com atenção aos mínimos detalhes, o projeto vem ganhando forma com influências dos mais importantes e marcantes elementos do Brasil.

Fernando é especialista em gestão de negócios da alimentação e professor na Universidade de Várzea Grande (Univag), mas acima de tudo, um grande cozinheiro, sempre levantando as bandeiras da sustentabilidade e regionalidade. Em parceria com seu irmão, Marcos Mack, ele atua na empresa Mack Consultoria, que é especializada em fornecer soluções para bares, restaurantes, padarias e empreendimentos de foodservice no geral. O chef já trabalhou em restaurantes renomados de São Paulo, como por exemplo os estrelados D.O.M e Kinoshita. Trabalhou também como chef executivo e gestor geral do premiado restaurante cuiabano Mahalo Cozinha Criativa.

A convite da BrMalls, Fernando decidiu colocar em prática um sonho antigo que é o de ter o próprio restaurante, que ficará localizado no piso L1 do Shopping Estação em Cuiabá. O chef relata que o cardápio está 80% pronto e que estão sendo feitos uma série de testes para garantir a melhor qualidade nos pratos.

“Nós acreditamos que o cardápio é algo vivo e pode estar em constante mudança, mas existe uma essência que dará sempre o direcionamento. A ideia do Brasido é trazer pratos bem praticados no Brasil, mas de uma de uma maneira em excelência. Nós temos, além de uma influência muito grande de cozinhas internacionais, raízes indígenas com técnicas e ingredientes que são únicos. O Parmeggiana, por exemplo, é um prato muito frequente nos restaurantes e o Brasido terá uma versão que ainda é surpresa. Sabores conhecidos podem surpreender quando você os apresenta com técnica”, comenta Fernando.

Filho de militar, o chef morou em diversos estados do Brasil, algo que acabou acrescentando muito em seu repertório culinário. Segundo ele, uma das principais homenageadas nesse projeto é sua mãe, uma grande cozinheira e incentivadora da paixão pela gastronomia.

“Eu adorava ir ao mercado, dentre 5 irmãos eu era o único que se interessava. Gostava muito de ver os peixes e provar das frutas, inclusive, se me perguntassem o que eu queria ser quando criança, provavelmente diria que queria ser peixeiro. Eu achava aquilo o máximo, ficava vidrado, não queria ir embora e minha mãe incentivava isso. Com 10 anos de idade eu já limpava peixe”, diz ele.

A equipe do 134 office, parceira da Mack Consultoria tem ajudado a fazer com que o projeto ganhe vida. Desde a arquitetura até a definição de um nome para a operação. De acordo com Fernando, o nome Brasido vem da junção de sua vivência pelo país com a importância da utilização da brasa na gastronomia. 

“Morei na Amazônia, morei em diversos estados do Nordeste e do Centro-Oeste também. Mesmo com os inúmeros equipamentos de alta tecnologia que nós possuímos no restaurante, eu acredito que a brasa é algo incrível e que atua como um divisor de águas na história humana. É graças a ela que o homem passa de natural para o homem cultural. Se tiver brasa, a gente se vira”, afirma. 

O espaço contará com quase 30 metros quadrados de espaço kids, uma cozinha de finalização aberta onde os clientes poderão observar o que está sendo feito dentro dela, um bar central e um bar aos fundos e um sistema de exaustão com lâmpadas UV.

“Nosso foco imediato é tentar entender ao máximo o paladar das pessoas e trabalhar na educação, conseguir fazer o aproveitamento integral do alimento. Pensando no fato de que hoje existem muitas pessoas passando fome no país, vemos que alimento é dinheiro, esse é um dos motivos de nós investirmos tanto em tecnologias e inserimos uma área de pesquisa e desenvolvimento”. Fernando reforça sobre a importância da tecnologia, técnicas e pesquisas para evitar o desperdício de alimentos. Segundo ele, o trabalho que está sendo feito no Brasido possui muito estudo por trás.

“Acredito que inovação é criatividade com utilidade. Nada adianta eu criar um prato ou técnica e as pessoas não entenderem. No Brasido, usaremos muita tecnologia na parte de produção. Todos os alimentos cozinhados hoje, na maioria dos restaurantes, possuem mais de 70% de água e muitas vezes as pessoas não investem em tecnologias pensando em não desidratar esse alimento. Muitas vezes vemos pratos que aparentam estarem ressecados, isso pode ser corrigido graças à tecnologia”, diz Fernando.

Fernando Mack.

A alimentação é essencial para o homem desde o nascimento. É por meio dela que retiramos os nutrientes necessários para manter o funcionamento do organismo. A nossa cultura, crenças, tabus, religião, entre outros fatores, influencia diretamente a escolha dos nossos alimentos diários. Infelizmente, existem muitos pratos e receitas que as pessoas não consomem por medo, preconceito ou por falta de costume.

A insegurança alimentar é definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com três diferentes níveis, sendo eles: Insegurança alimentar leve: quando houve a queda na qualidade dos alimentos consumidos e há preocupação com o acesso a alimentos no futuro, insegurança alimentar moderada: quando há restrição no acesso aos alimentos, isto é, na quantidade que é consumida e insegurança alimentar grave: quando há escassez de alimentos para todos os indivíduos de uma família, chegando até mesmo à condição de fome.

Fernando Mack finaliza dizendo que o restaurante só abrirá ao público quando toda a equipe se sentir segura e conseguindo se comunicar de forma harmoniosa. “Eu costumo dizer que um bom garçom é aquele que consegue falar dos pratos com propriedade, e é quando atingirmos esse ponto que nós queremos que as pessoas venham, quando a equipe tiver total segurança”, finaliza 

Divulgação Brasido.

Com um cardápio que exalta a culinária brasileira e uma carta de vinhos voltada para vinhos brasileiros, o Brasido promete oferecer muita criatividade e qualidade para os seus futuros clientes.

Por: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

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