segunda-feira,25 novembro, 2024

Ribeirão Preto ganha novo centro de inovação, cultura e empreendedorismo

Ribeirão Preto (SP) terá, a partir desta quarta-feira (31), um novo centro de inovação com startups e atividades gratuitas de cultura e empreendedorismo.

Resultado de um investimento de R$ 25 milhões do grupo Credicitus, o Onovolab vai funcionar em um imóvel de 3 mil metros quadrados na Avenida Francisco Junqueira projetado para receber mais de 1 mil pessoas por dia.

Segundo o empresário e fundador Anderson Criativo, o espaço foi concebido para ser um local de trabalho colaborativo e de integração, com a expectativa de gerar 324 empregos e abrigar cerca de 50 empresas.

“O Onovolab foi imaginado para ser um espaço de experiência. Então, além do trabalho colaborativo, você tem workshops, palestras e capacitações sobre tecnologia e empreendedorismo, tem shows, orquestras, exposições de artes, tudo gratuito”, diz.

Mais informações sobre o espaço e as atividades oferecidas por ele estarão disponíveis no site oficial e também no Instagram.

Onovolab surgiu em 2018, em São Carlos (SP), com o objetivo de democratizar a inovação — Foto: Divulgação/Onovolab

Onovolab surgiu em 2018, em São Carlos (SP), com o objetivo de democratizar a inovação — Foto: Divulgação/Onovolab

Trajetória

O Onovolab nasceu em São Carlos (SP), em 2018, fundado pelos empresários Anderson Criativo e Leonardo Palmieri como um lugar onde as pessoas pudessem levar ideias, se capacitar e desenvolver projetos.

“Queríamos criar um lugar democrático com a cara do Brasil, no sentido de ser uma coisa aberta, de movimento, menos burocrático. Os brasileiros têm esse potencial de inovação, mas não encontram ambientes para isso”, afirma Criativo.

O primeiro centro foi construído em uma antiga fábrica de tecidos abandonada há mais de 40 anos e hoje abriga mil funcionários de 70 empresas de pequeno, médio e grande porte, atraindo empresários, estudantes e políticos. Ao todo, essas empresas injetam em São Carlos mais de R$ 100 milhões de reais por ano, segundo Criativo.

Onovolab tem expectativa de gerar 324 empregos para Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação/Onovolab

Onovolab tem expectativa de gerar 324 empregos para Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação/Onovolab

Expansão

A unidade em Ribeirão Preto atende a um plano de expansão do Onovolab, que, após um mapeamento entre os principais polos universitários e econômicos do país, viu um potencial na cidade.

“Boa parte do nosso público é universitário. A gente percebeu que tem uma relação direta entre o vigor da cidade e a população universitária. Além disso, na nossa leitura, Ribeirão é uma capital. Pra gente que vê de fora, a gente percebe que há capitais que não tem o que lá tem”, avalia Criativo.

A expectativa é que as principais atividades do novo espaço em Ribeirão Preto sejam voltadas a setores como agronegócio, saúde, inteligência artificial e inovação voltada ao cooperativismo.

“O centro de inovação funciona como um acelerador de cidades. Nós queremos transformar o município para melhor. Então ele vai oferecer para os moradores toda essa programação gratuita, toda a equipe também vai ser local.”

Na região, a ideia também é abrir um centro de inovação em Bebedouro (SP) em 2023. As obras ainda não se iniciaram, mas Criativo comenta que a expectativa é que o local, com 1 mil metros quadrados, abra 130 vagas de emprego e sedie 30 startups.

“A gente vai mudar positivamente o entorno. Vai impactar restaurante, estacionamento. A gente vê por São Carlos, passa a circular em torno de mil pessoas por dia. Então assim, você precisa alimentar pessoas todo dia, vai ter uber na porta, você começa a gerar uma dinâmica no espaço”, explica.

Time do Onovolab e Credicitrus durante encontro em Bebedouro (SP) — Foto: Divulgação/Onovolab

Time do Onovolab e Credicitrus durante encontro em Bebedouro (SP) — Foto: Divulgação/Onovolab

Como participar

Para participar do Onovolab como empresa, é preciso passar por um processo seletivo. As startups se cadastram de forma online e a equipe seleciona empresas que tenham perfis que se adequem ao espaço de inovação.

Segundo Criativo, não é necessário ser uma empresa de tecnologia, e a ideia é manter um mix entre grandes empresas e startups.

A empresa selecionada pagará uma mensalidade proporcional à quantidade de funcionários no local. Além do espaço, o Onovolab oferece luz, internet, segurança, limpeza, entre outros serviços e eventos do centro de inovação.

“O Onovolab funciona como uma vitrine para as empresas, porque a gente leva para a porta das startups executivos, investidores e potenciais clientes que talvez eles não teriam acesso. A gente gera movimento, fluxo. Então não é uma relação só de aluguel.”

Por: Rebecca Crepaldi, g1 Ribeirão Preto e Franca

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados