A Nasa adiou o lançamento do Artemis 1, o megafoguete que visa ir além da Lua e retornar à Terra. É o primeiro lançamento do programa Artemis da agência, que espera devolver humanos à Lua pela primeira vez desde 1972.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o lançamento limpo.
A Nasa destacou esses problemas que levaram à decisão de adiar:
- Houve um problema com o sangramento do motor no motor nº 3, de acordo com o gerente da missão da Artemis, Mike Sarafin. O hidrogênio líquido super frio passa pelo motor para prepará-lo para o lançamento. Os outros três motores estavam funcionando como esperado.
- A equipe sabia que o problema de sangramento do motor era um risco para esta campanha de lançamento, e seria a primeira vez demonstrando isso com sucesso, disse Sarafin na segunda-feira (29).
- Houve também um problema com a válvula de ventilação no tanque interno, acrescentou.
- Além desses problemas, as condições climáticas também não foram favoráveis durante a janela de lançamento — houve precipitação no início e raios mais tarde, explicou Sarafin.
O que acontece a seguir: a equipe de lançamento “se reunirá novamente amanhã” para discutir opções, disse Sarafin a repórteres na segunda-feira.
A próxima janela de lançamento possível é sexta-feira: a Nasa já havia determinado mais de uma data de lançamento para o Artemis 1 antes do lançamento ser adiado na segunda-feira.
A próxima disponibilidade é nesta sexta-feira, 2 de setembro, que ainda está “em jogo”, de acordo com Sarafin, mas os engenheiros ainda precisam solucionar o problema para determinar se a Nasa pode usar essa janela de lançamento.
A janela de lançamento de 2 de setembro será aberta às 13h48 (horário de Brasília) e durará duas horas.
Por: CNN