O mercado de trabalho vem tendo transformações ao longo dos anos, principalmente com a ascensão da tecnologia, que após a pandemia passou a ter um papel muito mais significativo nas formas e nas relações de trabalho. Vide o trabalho remoto, que até ganhará uma legislação específica. “No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia e as máquinas não substituirão o trabalho humano, mas serão aliados, apenas adaptando atividades para que possam dividir o mesmo espaço de trabalho”, salienta Ricardo Kremer, Head de Produto na Senior Sistemas, empresa referência em soluções tecnológicas para gestão empresarial.
Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom), preveem que o setor de TI deve gerar mais 420 mil vagas até 2024. “O mercado brasileiro apresenta um déficit de profissionais com conhecimento em tecnologia, e isso deve-se à junção da falta de qualificação profissional e falta de entendimento no que se refere ao verdadeiro papel da tecnologia no mercado de trabalho. A tecnologia surgiu para inovar os moldes de trabalho. O tempo está passando e o que vemos é que a tecnologia aliada a um bom e qualificado trabalho humano é essencial para uma maior eficiência nos negócios atuais”, explica Kremer.
O especialista enumera os principais desafios dessa nova realidade do mercado de trabalho, confira:
Contratação online
Processos de contratação podem muitas vezes apresentar problemas na agilidade e dinâmica das etapas, principalmente quando métodos ultrapassados são utilizados. Com a ampliação do acesso à tecnologia, e o surgimento dos serviços de contratação online como o Colabbe, as empresas tornaram a admissão de novos colaboradores um processo ágil e digital. “Além de armazenar todos os documentos dos colaboradores na nuvem, reduzir o tempo de execução dos processos de admissão, eliminar a necessidade de deslocamento para a coleta ou entrega de documentos, personalizar o processo de acordo com o tipo de contratação desejada, e qualificar documentos no eSocial, a comunicação entre o novo colaborador e o RH da empresa também é facilitada”, detalha Kremer.
Uma das tendências do mercado de trabalho atual, que ganhou força sobretudo durante a pandemia, mas que vem se tornando cada vez mais recorrente nas empresas, é o trabalho híbrido, formato de trabalho que consiste na execução de tarefas de forma remota, muitas vezes no ambiente doméstico. E um dos maiores desafios do trabalho híbrido que a tecnologia precisou intervir é justamente a gestão do ponto. “A solução para gerenciar a jornada de trabalho com segurança e ainda reduzir custos, dando autonomia para os colaboradores e gestores no processo de ponto durante o trabalho híbrido, foi a adoção de novas tecnologias em gestão do ponto. Este tipo de tecnologia aumentou em 60% a produtividade da gestão do ponto, reduzindo as solicitações de ajuste após o fechamento das horas, flexibilizando a automação das diferentes definições sindicais, possibilitando uma gestão efetiva do passivo trabalhista, e ainda reduzindo custos com a assinatura eletrônica do ponto”, comenta Kremer.
Cadência de gestão
Um dos pontos mais abordados entre gestores e colaboradores é o ambiente de trabalho. A busca por um ambiente saudável requer relacionamentos colaborativos, onde a comunicação é clara e potencializada por um alto número de feedbacks. De acordo com pesquisas do GPTW, Great Place to Work, o índice de confiança dos colaboradores aumenta substancialmente conforme o número de feedbacks que recebem, chegando a 91 o índice de confiança daqueles que recebem quatro ou mais retornos relacionados aos seus desempenhos. “Existem diversas soluções de tecnologia que podem ajudar na busca por um ambiente de trabalho saudável. O mercado oferece desde soluções como redes sociais corporativas que trabalham a colaboração e a comunicação dentro da empresa, até o Waapi, nosso aplicativo que vem transformando a forma como se dá e recebe feedback dentro das empresas”, comenta o Head de Produto da Senior Sistemas.
Auto-serviço a favor do RH
Para que os resultados das empresas possam ser potencializados, gestores e colaboradores precisam trabalhar em sintonia, com dados na palma da mão e o RH, por sua vez, precisa de tecnologias que forneçam estas informações para as pessoas, para focar seu tempo no negócio. “Com ajuda de tecnologia de ponta, como a Sara, o chatbot da Senior no WhatsApp, o atendimento ao colaborador é automatizado e simplificado, democratizando o acesso à informação, possibilitando que gestores tomem decisões baseados em dados em todos os níveis hierárquicos, e automatizando processos de atualizações cadastrais e planejamento de férias”, pontua Ricardo.
Benefícios flexíveis
As palavras mais utilizadas no contexto profissional atual são flexibilidade, adaptação e criatividade. Formatos de trabalho que atendem necessidades específicas e flexibilizam os processos de acordo com cada colaborador tendem a se tornar uma exigência no mercado de trabalho atual. “Empresas podem oferecer benefícios diversos de acordo com as necessidades de seus colaboradores, e essa inovação vem mostrando ser muito importante para atrair e reter talentos”, comenta o Head de Produto da Senior.
Por: O Tempo