O TikTok pode implementar em breve uma nova forma de consumir os vídeos curtos, com maior apelo para conteúdos regionalizados. A plataforma planeja introduzir o feed “Nearby” (Perto, em português) para ajudar na descoberta de criadores locais. Essa novidade se somaria ao feed “Para você”, que usa o algoritmo baseado no seu gosto pessoal, e “Seguindo”, que mostra os vídeos dos seus amigos.
A descoberta foi revelada pelo consultor especializado em mídias sociais Matt Navarra, embora ele não tenha compartilhado nenhum print de tela. Além de conectar pessoas de modo comunitário, o feed permitiria encontrar eventos, locais e comerciantes nas redondezas da sua casa ou do seu trabalho.
Quem for escolhido para o experimento verá o novo feed na guia “Início” do aplicativo, ao lado das já existentes. Para ativar, é necessário conceder acesso à localização do dispositivo pelo TikTok, o que pode ser um incômodo para algumas pessoas.
Outro uso implícito seria a publicidade direcionada. Com um feed mais focado, seria possível entregar anúncios para uma cidade, um município ou um estado com maior precisão. Um perfil de loja de roupas poderia comprar um espaço para incentivar moradoras de certo bairro a conhecer o lugar, por exemplo.
O TikTok confirmou ao site TechCrunch que realmente testa o novo feed Nearby com um pequeno grupo de usuários na região do Sudeste Asiático — provavelmente na China, terra natal da ByteDance, a criadora da plataforma. A empresa, porém, não disse se pretende levar o formato para outras regiões nem estabeleceu um prazo para a implantação efetiva.
TikTok poderia ajudar pequenos comerciantes
Com o feed de proximidade, o TikTok se arma para rivalizar com o Instagram e o Snapchat. O primeiro ainda está patinando no segmento, mas lançou recentemente um recurso para exibir perfis em mapas e facilitar a descoberta de contas nas proximidades. O Snap tem uma funcionalidade bem mais consolidada, disponível desde 2017, para que um usuário possa encontrar outro quando estiverem nas redondezas.
De algum tempo para cá, a rede social de vídeos curtos virou um reduto de buscas por lugares próximos, impulsionado por conteúdos de influenciadores que dão dicas e recomendações. Perfis de alimentação, por exemplo, costumam analisar pratos disponíveis em restaurantes, assim outras pessoas podem ir sem medo de errar na escolha.
Ter um feed com indicações nas proximidades seria uma forma de incentivar essa prática — que poderia ameaçar até o reinado do Google Maps — e ainda apoiar os comerciantes locais. Hoje, as pessoas dependem exclusivamente dos anúncios se quiserem direcionar um conteúdo para determinada região, o que nem sempre é viável financeiramente para pequenos empreendedores. Com vídeos atrativos e apelo local, contas pequenas poderiam viralizar regionalmente, sem precisar investir rios de dinheiro na criação.
Fonte: TechCrunch
Por: Alveni Lisboa