Com avanços tecnológicos na medicina, os profissionais da saúde otimizaram também procedimentos convencionais, como as – até então – temidas cirurgias de varizes. Em entrevista, o cirurgião vascular e endovascular, Dr. Felipe Manzano conta sobre o procedimento e afirma que grande parte dos casos podem ser tratados em consultório com o uso de Endolaser. O tratamento é menos invasivo e possibilita uma cirurgia rápida com recuperação mais leve.
Segundo o Dr. Felipe Manzano, a técnica do Endolaser tornou o tratamento mais confortável para o paciente, que antes precisava ser submetido a cirurgia convencional, com mais tempo em sala e maiores dificuldades na recuperação.
Trata-se de uma técnica moderna que consiste na aplicação de uma fibra óptica por meio da punção na veia a ser tratada. Em seguida, por meio de ultrassom, identificamos a ponta da variz com a luz infravermelha e então o laser traciona, contrai e desobstrui o local.
“O endolaser é indicado principalmente aos pacientes com a safena apresentando refluxo e se queixando de dor, pernas pesadas e inchadas. Além disso, os resultados são bastante satisfatórios quando a veia safena está sendo insuficiente e se conectada com varizes de grosso calibre.”, explica o cirurgião.
Esse procedimento moderno já é usado há muitos anos no Brasil e apresenta excelentes resultados. Por ser menos invasivo e ter poucas contraindicações, está entre as principais recomendações médicas.
Além disso, a cirurgia dura aproximadamente 1h30, dependendo da quantidade de varizes, e o paciente recebe alta médica no dia seguinte. Apesar da facilidade, os cuidados pós-cirúrgicos são os mesmos e todas as precauções devem ser tomadas para uma recuperação saudável.