Nesta segunda-feira (15), a NASA publicou um vídeo que mostra a sonda Europa Clipper sendo montada em uma sala no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA. A missão irá explorar a lua Europa, de Júpiter, para ajudar os cientistas a entender se ela pode ter condições adequadas para a vida como conhecemos. A estimativa é que o lançamento aconteça em outubro de 2024.
O vídeo mostra engenheiros da agência espacial movendo a sonda para a sala limpa High Bay 1, no JPL, que será seu novo lar: é ali que a nave irá passar pelas etapas de construção restantes até seu lançamento. O transporte da sala em que a sonda estava antes até High Bay 1 levou alguns dias, e exigiu a participação de uma equipe completa de técnicos.
A Europa Clipper tem 3 metros de altura e 1,5 m de largura; em seu interior, há mais de 600 metros de cabos que, em breve, serão conectados a instrumentos científicos. Nos próximos meses, os engenheiros vão ligar o compartimento eletrônico da nave à estrutura principal dela, para proteger os instrumentos da radiação cósmica intensa ao redor de Júpiter.
Alguns dos instrumentos científicos da sonda já foram finalizados, e serão instalados pelo JPL — entre eles, está o Plasma Instrument for Magnetic Sounding, voltado para a detecção de plasma, e a câmera Europa Imaging System. Já o E-THEMIS, um instrumento de imageamento de emissões térmicas, e o espectrógrafo Europa-UVS, já foram adicionados ao corpo da nave.
Após seu lançamento, a Europa Clipper deverá chegar à lua em 2030. Ela vai realizar cerca de 50 sobrevoos ao redor do satélite natural de Júpiter, coletando dados sobre a atmosfera dela, sua superfície e interior. Além disso, a sonda tentará coletar medidas da profundidade e salinidade do oceano de Europa e de sua crosta congelada.
Por: Danielle Cassita