Estão abertas as inscrições para o primeiro Festival de Cinema e Cultura Indígena (FeCCI), mais especificamente para o FeCCI Lab, um laboratório de desenvolvimento que proporciona a realizadores de origem indígena a oportunidade de aprimorar seus projetos com o apoio de profissionais do mercado audiovisual. Além da consultoria digital, cada projeto receberá R$ 3 mil reais como incentivo financeiro para os custos de sua finalização.
O FeCCI é um evento focado nas histórias de coletivos e realizadores de origem indígena e inclui uma mostra competitiva e uma mostra paralela, além de sessões online. A programação inteira será gratuita e contará ainda com um laboratório de finalização de projetos audiovisuais, um ciclo de rodas de conversa com convidados especiais, master class e apresentações culturais que promovem encontros, diálogos e conexões com realizadores, pensadores, artistas e público.
O festival acontece entre 15 e 17 de setembro em Território Indígena do Xingu e entre 2 e 11 de dezembro em Brasília. As inscrições para a mostra competitiva de filmes começarão no dia 5 de setembro no site do evento.
A organização é do cineasta Takumã Kuikuro e de mulheres produtoras de cultura (A Terrestre), com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF). O tema desta primeira edição é “Como você cuida da sua aldeia?”.
Por: Terra