A Agenda 2030 da ONU, é um documento que foi desenvolvido em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que propôs e compilou um documento com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, direcionados a todas as nações do mundo visando o desenvolvimento sustentável.
Os objetivos são nobres, porém, extremamente desafiadores para o mundo corporativo. Desafios estes que vão desde a falta de conhecimento e assimilação destes objetivos até a incorporação deles no planejamento estratégico das corporações, com definição de projetos claros para que façam a sua parte no meio e na comunidade do qual estão inseridos. E, posteriormente, estender essa atuação para outras regiões, onde possam dar o exemplo e o testemunho de que cada um, dentro de suas possibilidades, pode fazer algo.
Se analisarmos os 17 objetivos, não é difícil imaginar que as empresas têm condições de alguma forma de contribuir para a realização dessa Agenda:
- Erradicação da pobreza;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água potável e saneamento;
- Energia limpa e acessível;
- Trabalho decente e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsáveis;
- Ação contra a mudança global do clima;
- Vida na água;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições eficazes;
- Parcerias e meios de implementação.
A ONU reforça em texto publicado no seu site no Brasil:
“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à nação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todas os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.”
A ONU foi além dos objetivos quando definiu as metas para se atingir esses objetivos. Coragem, boa vontade e uma dose de consciência do que queremos para o futuro da humanidade são elementos que vão movimentar essa engrenagem, o pouco que cada uma fizer, vai gerar grandeza de resultados no mundo.
O tempo está passando e esse movimento precisa ser acelerado, e fazemos aqui um chamado para pensarmos como vamos chegar em 2030 e qual foi a nossa parcela de contribuição como empresários e cidadãos brasileiros para superar a fome, a pobreza e as crises ambientais e climáticas, distribuindo a riqueza e fazendo do mundo um lugar melhor para se viver.
Nota: O protagonismo das empresas na evolução da sociedade será um dos temas em um painel dentro do BConnected, que ocorre nos dias 4 e 5 de outubro, no Teatro Santander.
Imagem: Shutterstock
Por: Lyana Bittencourt