NASA está a preparar os últimos pormenores para a Artemis I, a primeira missão não-tripulada do programa de regresso à Lua. De acordo com a agência espacial norte-americana, se tudo correr como planeado, o foguetão Space Launch System (SLS) partirá para o Espaço, levando consigo uma cápsula Orion para uma viagem em torno da Lua, no próximo dia 29 de agosto.

Como explica Bill Nelson, administrador da NASA, a base de lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde vai partir o SLS, já tem experiência no que toca a lançamentos deste “calibre”. Aliás, o foguetão Saturn V que levou os primeiros astronautas à Lua, na missão Apollo 11, partiu da mesma base.

“O SATURN V LEVOU-NOS À LUA HÁ MEIO SÉCULO E AGORA, À MEDIDA QUE NOS PREPARAMOS PARA DAR INÍCIO À PRIMEIRA MISSÃO ARTEMIS RECORDAMOS O PASSADO HISTÓRICO, MAS OS NOSSOS OLHOS ESTÃO POSTOS NÃO NO FUTURO IMEDIATO, MAS PERTO DISSO”, REALÇA O RESPONSÁVEL.

Segundo Bill Nelson, este é um futuro onde “a NASA vai levar à Lua a primeira mulher e a primeira pessoa de cor”. “Nestas missões cada vez mais complexas, os astronautas vão viver e trabalhar no Espaço e desenvolver a tecnologia necessária para enviar os primeiros humanos a Marte”.

NASA | Brefing sobre a missão Artemis I
Bill Nelson, administrador da NASA; Mike Sarafin, gestor da missão Artemis I; e Bhavya Lal, administradora adjunta da área de tecnologia, políticas e estratégia da NASA.

A Lua é um primeiro passo importante antes da chegada humana ao Planeta Vermelho e a experiência das missões Artemis permitirá ganhar os conhecimentos necessários para “aprender a viver e a trabalhar” em condições inóspitas durante meses ou até mesmo anos.

O administrador da NASA destaca ainda a colaboração com outras agências espaciais nas restantes missões que compõem o programa, incluindo a incluindo a canadiana, europeia e japonesa.

Os objetivos do programa Artemis são ambiciosos e, embora os últimos preparativos para a primeira missão estejam já a ser realizados, ainda há muito trabalho e testes pela frente para assegurar que os próximos passos correm como planeado. O primeiro voo do SLS é “apenas o início”: “ao longo dos últimos anos aprendemos muito e vamos poder aplicar esse conhecimento em missões futuras”

“A ARTEMIS I É UMA DAS PROVAS QUE SOMOS CAPAZES DE FAZER GRANDES COISAS EM PROL DA HUMANIDADE: COISAS COMO A APOLLO QUE INSPIRAM O MUNDO. ESTA É AGORA A GERAÇÃO ARTEMIS”, ENFATIZA BILL NELSON.

NASA | Artemis I
Mapa da missão Artemis I. créditos: NASA

Recorde-se que, ainda no início de julho, o SLS chegou à base de lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy, com as equipas da NASA a darem início ao processo de colocação da cápsula Orion no foguetão e a uma série de testes em preparação para o lançamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui