quarta-feira,27 novembro, 2024

Celular roubado ou perdido: o que você deve fazer para proteger seus dados ou até recuperar seu aparelho

Eu perdi meu celular no shopping em Belo Horizonte. Já fiz B.O., tenho o número do IMEI, porém não sou de BH. Como faço pra conseguir uma autorização judicial para rastreá-lo? – Ruth

Ruth, o rastreamento de smartphones não depende da operadora – tanto o Android como o iOS possuem funções próprias de rastreamento por GPS. Para telefones mais simples, se você acha que há alguma chance de reaver um aparelho (no caso de perda acidental), você pode ligar para o seu próprio número e esperar que alguém atenda para obter informações para recuperá-lo.

Se isso não for possível, rastrear o aparelho pela operadora provavelmente não dará resultado. O rastreamento direto pela rede móvel não tem um nível de precisão suficiente para recuperar o telefone.

Se o seu chip já foi bloqueado, seu aparelho ficou incomunicável e não poderá informar a posição por GPS. Por isso, é importante que os passos para localizar e proteger um celular perdido ou roubado sejam realizados na ordem correta.

Os 8 passos após perder o smartphone

O seu prejuízo ao perder o telefone será menor se você já tiver armazenado todos os dados em um serviço em nuvem ou similar. Fotos, mensagens e outras informações que não estiverem salvas em segurança fora do aparelho provavelmente serão perdidas. Mesmo que você recupere o smartphone, é possível que os ladrões já tenham tentado restaurar os padrões de fábrica, apagando todos os dados.

Caso seu aparelho seja extraviado – seja por perda ou roubo – é importante proteger o conteúdo armazenado no smartphone. E-mails, contas de banco e o acesso ao seu número podem comprometer diversas informações. Sua prioridade deve ser impedir que terceiros tenham acesso a esses dados.

Tela de controle do Google permite rastreamento de celular e exclusão de dados. — Foto: Reprodução

Veja o que fazer:

  1. Acesse as ferramentas: Seu smartphone possui ferramentas para situações de perda e roubo. A partir de um computador pessoal ou outro dispositivo confiável, acesse um dos sites abaixo, de acordo com sua plataforma:Apple/iPhone ou Google/Android.
  2. Se possível, localize o aparelho. Se você perdeu o aparelho por algum descuido, há duas ferramentas para tentar recuperá-lo. A primeira é tentar ligar no seu próprio número. Motoristas de aplicativos e garçons em restaurantes, por exemplo, podem ajudar você a recuperar o que foi perdido. A segunda ferramenta é o rastreamento oferecido pelo sistema do seu celular, que é mais preciso do que qualquer rastreamento de operadora. Você também poderá enviar um comando que faz o telefone emitir um som, contornando a configuração de volume e permitindo que seu aparelho seja encontrado mesmo no modo silencioso. Em caso de roubo, o rastreamento e o toque sonoro não devem ser acionados, porque você deve agir o mais rápido possível para priorizar a proteção dos seus dados.
  3. Envie um comando remoto para limpeza do dispositivo. Se está claro que você não poderá recuperar o telefone, use o comando para apagar remotamente todos os dados. O comando em questão chama-se Apagar Dispositivo (iPhone) ou Limpar dispositivo (Android). A partir desse momento, todos os arquivos armazenados no aparelho ficam inacessíveis.
  4. Comunique o roubo à operadora. Depois que você protegeu seus dados, comunique o roubo à operadora para que ela desative seu chip. Assim, os ladrões não poderão usar o seu número.
  5. Registre um boletim de ocorrência. Procure o site da delegacia eletrônica do seu estado e faça um boletim de ocorrência.
  6. Bloqueie o IMEI do celular. Com o boletim de ocorrência, entre novamente em contato com a operadora para solicitar o bloqueio do IMEI. A partir do bloqueio do IMEI, o aparelho ficará impedido de conectar a redes móveis, diminuindo as chances de que o ladrão possa revender ou utilizar o aparelho normalmente.
  7. Verifique suas contas e desautorize atividades ilegítimas. Se você tinha algum app bancário em seu smartphone, entre em contato com seu banco e confirme que nenhuma atividade indevida foi realizada em sua conta. Se a exclusão remota dos dados do aparelho não tiver sido realizada com sucesso, troque todas as senhas das contas cadastradas em seu smartphone – redes sociais e e-mail.
  8. Você pode ser vítima de golpes. Redobre a atenção. Existem casos em que criminosos entram em contato com as vítimas do roubo para tentar conseguir acesso às contas Google ou ID Apple para desbloquear os aparelhos. Sem essas contas, o telefone pode ficar inutilizável e, por isso, a chance de tentarem roubar sua conta – seja por meio de uma fraude ou pelo número cadastrado – é alta. Redobre a atenção para não cair nessas fraudes.

Passos na ordem certa

Muitas vítimas de roubo começam entrando em contato com a operadora, que realizará o bloqueio do chip. Isso impede que você realize qualquer outra medida – seja o rastreamento por GPS ou a exclusão remota dos dados.

Isso é ruim, porque os dados continuarão no smartphone, comprometendo sua privacidade e a segurança das suas contas.

Se você possui um número pré-pago e ele estiver sem crédito, é recomendado colocar crédito para reestabelecer a rede móvel e garantir o recebimento dos comandos de exclusão. Após a exclusão dos dados, você pode bloquear o número na operadora, seguindo a ordem sugerida acima.

Cuidado com cartões de memória

Muitos aparelhos com Android permitem expandir o armazenamento com um cartão de memória microSD. Se o cartão microSD for utilizado na modalidade “armazenamento externo”, os dados do cartão não serão excluídos com o comando remoto.

Por esse motivo, não é recomendado armazenar arquivos pessoais no cartão SD, a não ser que você criptografe o cartão. A configuração de criptografia pode ser encontrada em Configurar > Segurança (ou “Tela de bloqueio e segurança”) > Avançado > Criptografia e credenciais.

Sem criptografia, os criminosos poderão retirar o cartão do aparelho para visualizar o conteúdo em qualquer computador, comprometendo suas fotos ou outros dados pessoais armazenados. Por outro lado, criptografar o cartão também impede que você o retire do smartphone para ser lido em outros dispositivos.

Por: Altieres Rohr

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados