Na tarde desta segunda-feira (01), o governador Mauro Mendes (DEM), fez um pronunciamento sobre novas medidas no enfrentamento da Covid-19. Participaram da reunião todos os Chefes de Poderes no Palácio Paiaguás. Onde foi discutido medidas que serão tomadas para contribuir no combate a proliferação do coronavírus no Estado de Mato Grosso.

De acordo com Mauro Mendes, o governo tem feito um grande esforço, para aumentar o número de UTIs. Foram abertas 70 novas UTIs, 20 leitos foram destinadas a Santa Casa de Cuiabá. E ainda serão abertos mais leitos para receber as pessoas contaminadas contra à Covid-19.

“Estamos no limite da nossa capacidade de abrir mais UTIs, porque estão faltando médicos, demais profissionais que são necessários para o funcionamento de UTIs. O vírus tem apresentando uma grande transmissão, aqui em Mato Grosso como nos demais estados brasileiros”, afirmou o governador.

Segundo Mendes, mais de 20 estados já estão entrando em colápso, passando de 90%, alguns estados chegando a 100% de taxa de ocupação de leitos de UTIs. Contudo, foi necessário tomar medidas mais restritas, para evitar a circulação das pessoas, evitando a proliferação do vírus.

Para Mauro Mendes, mesmo com todas as medidas já impostas pelo Governo do Estado desde o início da pandemia no ano passado, a população continua se aglomerando, indo a bares, restaurantes, casas noturnas, festas privadas, chácaras, como se nada estivesse acontecendo, causada pela Covid-19. Visto que as novas cepas estão circulando em todos os lugares, trazendo essa alta taxa de contaminação.

Contudo, o Governador explica que todas essas medidas foram necessárias, aplicando nas ruas o toque de recolher, multas mais pesadas tanto para os estabelecimentos, quanto multas para os CPF das pessoas que descumprirem essas normas serão penalizadas.

‘Se você não quer ser multado, basta cumprir aquilo que está combinado. Todos os Poderes concordaram que é necessário tomar essas medidas para que essa contaminação do coronavírus diminua”, esclareceu Mauro Mendes.

De acordo com classificação, 18 municípios registram alta classificação de risco para o coronavírus. São eles: Nova Xavantina, Carlinda, Poconé, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Cáceres, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Sorriso, Colíder, Campo Verde, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Cotriguaçu.

Conforme as informações do Boletim, outras 35 cidades foram classificadas na categoria de risco moderado para a Covid-19. São elas: Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Taquari, Apiacás, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Canarana, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Juína, Juruena, Marcelândia, Matupá, Mirassol d’Oeste, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Tabaporã, Tapurah, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D’ Oeste, Serra Dourada.

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Fonte: SES-MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui