O iFood anunciou, nesta terça-feira, 26, o investimento na startup gaúcha Anota AI, especializada em atendimento automatizado integrado às redes sociais. O aporte, que não teve o valor divulgado, tem como objetivo apoiar os planos de expansão de mercado e clientes da investida.
“Nosso objetivo é chegar a 20 mil clientes usuários até o final de 2022”, conta Jonas Casarin, CEO da Anota. Atualmente, mais de 6 mil negócios fazem uso dos serviços, que incluem atendente virtual, cardápio digital e gestor de pedidos.
Inicialmente, a Inteligência Artificial da Anota AI foi criada para atender via WhatsApp, mas agora é integrada ao Instagram e ao Messenger.
No ano passado, a plataforma, fundada em 2017, vendeu R$ 1,3 bilhão em produtos, resultantes dos 50 milhões de pedidos. Até o final de 2022, a startup planejada aumentar em 25% o seu quadro de funcionários, com 40 vagas abertas no momento.
Após o investimento, as empresas seguirão atuando de forma independente e os restaurantes que operam com o iFood e que queiram contar com os serviços do Anota AI deverão contratar diretamente.
Software as a Service
Fundada em 2017, a partir da visão dos seus idealizadores de que havia a necessidade de uma comunicação mais ágil entre o consumidor final e o restaurante. A plataforma foi concebida como um Software as a Service (SaaS), em que a inovação é a capacidade de resposta personalizada a vários clientes ao mesmo tempo, o que otimiza o tempo de quem pede delivery, além de aumentar a quantidade de pedidos para o restaurante.
De acordo com Casarin, nada muda no cenário da empresa após o aporte do iFood. “Nossa operação e gestão continuam independentes, tanto no que se refere ao dia a dia da corporação, sem troca ou compartilhamento de dados entre as plataformas, como no relacionamento direto com os nossos usuários”, reforça o executivo.
Com informações de Estadão Conteúdo (Elisa Calmon).
Imagem: Shutterstock
Por: Mercado e Consumo