A agropecuária brasileira cresceu 10% em 2021, movimentando R$ 1,129 trilhão, conforme o Ministério da Agricultura. Só a pecuária teve uma alta de quase 5%, somando R$ 360,8 bilhões, o que representa 32% do faturamento do valor bruto da produção.
Nesse segmento, nascida para alavancar o agronegócio e seus públicos de interesse, a NovoAgro é uma corporate venture builder fundada a partir da FAEMG (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), maior federação de agricultura e pecuária do país, com o Grupo FCJ, maior rede de venture builder da América Latina. A CVB agora une forças com a startup Pecuária Brasil, que há mais de 20 anos atua no mercado por meio da gestão da informação na pecuária, oferecendo soluções para o gerenciamento dos negócios e a tomada de decisões mais corretas, baseadas nos dados aferidos.
A Pecuária Brasil tem como missão transformar a pecuária através da gestão de informação, e por isso desenvolveu software Semper para o gerenciamento zootécnico e econômico de fazendas leiteiras (Semper Leite), de produção de gado de corte (Semper Corte) e de produção de ovinos (Semper Ovinos). Trata-se de uma plataforma desktop, mobile e web que disponibiliza a informação correta e necessária, por meio de seus relatórios, para uma administração moderna e eficaz que será a base para o desenvolvimento contínuo de sua atividade. A companhia também é responsável pelo Pronan Ovinos, software para definição de exigências nutricionais e cálculo de rações e dietas de custo mínimo na ovinocultura.
O foco do programa é controle do rebanho, com todos seus dados, como: produção de leite, reprodução, sanidade e ganho de peso, de modo a verificar o desempenho individual e coletivo dos animais com foco também no melhoramento genético do rebanho. O software também traz informações financeiras e econômicas, como fluxo de caixa, contas, pontos de desperdício, custo de produção e lucro da atividade, com o intuito de verificar o que pode ser melhorado.
“Nosso software é bem completo, maduro, fácil de trabalhar e com ferramentas que nenhum concorrente tem – reflexo dos nossos anos de trabalho. Com ele, o acompanhamento é feito de forma minuciosa, potencializando a gestão e tornando-a mais lucrativa. Assim, é possível reinvestir nas fazendas e torná-las mais sustentáveis. Além de lucrativa, uma fazenda produtiva traz benefídios ao meio ambiente, reduzinho ou até mesmo retirando carbono da atmosfera”, afirma Nelson Bernardi Junior, CEO da Pecuária Brasil.
Em contrapartida, a NovoAgro vai atuar de forma estratégica abrindo portas para a capacitação da empresa e para o mercado, acesso a fundos de investimento, visto que seu negócio já está validado, logo ela está apta para receber aportes, penetração no setor, buscar parcerias para desenvolver ainda mais o produto da Pecuária Brasil, além de viabilizar a entrada dela em sistemas como o Sebrae e FAEMG para desenvolvimento dos trabalhos existentes e explorar novas possibilidades.
“Estamos com 11 startups em nosso portifólio e nosso trabalho é individual com cada uma. Com a Pecuária Brasil, vamos além da mentoria; será um trabalho conjunto, lado a lado, buscando inseri-la de forma estratégica no ecossistema pecuário para que ela não apenas se desenvolva, mas também potencialize o segmento como um todo”, afirma Leonardo Dias, CEO da Novo Agro.
Fonte: NB Press Comunicação
Por: portal do agronegócio