domingo,22 setembro, 2024

Arquitetura no metaverso: como vai funcionar?

É fato que o metaverso é a nova tendência do mundo tecnológico. Essa novidade vem afetando diversas áreas e a arquitetura é uma delas. Mas primeiramente, o que é o metaverso? O termo faz referência a um espaço virtual, coletivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver usando avatares customizados em 3D.

Esse conceito já tinha sido apontado pelo autor Neal Stephenson. Neal publicou, no ano de 1992, um livro de ficção científica no qual o protagonista descobre um ambiente onde as pessoas podem acessar virtualmente e viverem uma vida diferente. A palavra Metaverso já havia sido utilizada anteriormente em outras mídias, mas passou a ganhar visibilidade em 2021 quando o criador do facebook, Mark Zuckerberg, trocou o nome da plataforma para Meta.

Atualmente, o metaverso é um espaço que vem sendo explorado por diversos setores, como a indústria da moda, do entretenimento, do ramo alimentício e educacional. Setores esses que já lançaram iniciativas no ambiente virtual. Eventos como desfiles, festas, shows e diversos outros já vem sendo realizados.

Arquitetura no metaverso

Assim como em outras áreas, os arquitetos devem ficar de olho nessa nova tendência que vem se fortalecendo cada dia mais. Mas qual a relação entre a arquitetura e o metaverso? A resposta para essa pergunta é: oportunidade. Podemos dizer que o metaverso ainda está em construção e que precisa de conteúdo para os usuários. Para o arquiteto esse é um território cheio de possibilidade e que oferece aos profissionais da área uma oportunidade de criarem projetos exclusivos.

Apesar de que o metaverso seja descrito como um ambiente onde qualquer pessoa possa criar seu próprio universo, as grandes empresas estão procurando investir dinheiro e conhecimento na construção desse ambiente virtual. Dessa forma, os escritórios de arquitetura podem ser cotados para realizarem projetos no metaverso.

Por conta dessa crescente tendência no mundo digital, os arquitetos podem se tornar uma ponte entre o mundo físico e virtual, dando origem a uma nova área de especialização dentro da profissão. Um profissional de arquitetura busca ouvir e entender as necessidades do espaço para onde está projetando, mesmo que o metaverso não seja um espaço físico ainda se faz necessário todo esse cuidado, por razões como: as diferentes origens culturais e a segurança dos usuários.

Ainda é cedo para grandes afirmações, mas o universo da arquitetura, assim como vários outros, ainda irá se fundir ao ambiente virtual.

Por: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados