A NASA está trabalhando ativamente para levar humanos de volta à Lua – a última vez que astronautas americanos pisaram em solo lunar foi em 1972 –, mas o o objetivo não tão fácil de atingir. Na terça-feira (5), a agência espacial dos Estados Unidos anunciou que perdeu contato com o satélite CAPSTONE, primeira missão dentre as que planejam o retorno ao solo lunar. 

A nova espaçonave CAPSTONE é uma pequena sonda que acabou de ser lançada da Terra para testar uma nova órbita ao redor da Lua. Por causa desses problemas de comunicação, a NASA teve que atrasar uma manobra planejada do veículo que ajudaria a refinar seu caminho para o espaço profundo.

Na quarta-feira (6), a agência informou que a equipe da missão conseguiu reestabelecer contato com satélite após o “breve apagão nas comunicações”, de quase um dia. 

Do tamanho de um micro-ondas, a sonda foi lançada para testar a estabilidade de uma órbita elíptica peculiar ao redor da Lua. Segundo o portal Business Insider, essa órbita está sendo observada para a planejada estação espacial lunar tripulada da NASA, chamada Gateway.

A sigla CAPSTONE, em português, significa Experiência de Operações e Navegação da Tecnologia do Sistema de Posicionamento Autônomo Cislunar. 

Ao que tudo indica, a perda de comunicação aconteceu depois que o satélite se separou de seu lançador. Caso o problema persistisse, o CAPSTONE não poderia alcançar a Lua, pois sua trajetória precisa ser cuidadosamente ajustada à medida que viaja.

Em comunicado, a agência disse que o satélite tem combustível suficiente para voltar aos trilhos com a direção certa mesmo após o incidente.

RENATA TURBIANI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui