Uma busca rápida no navegador explica que retail design, o design de varejo, é a prática projetual de design de espaços comerciais que organiza tanto o espaço físico, quanto a comunicação e a experiência com o objetivo de facilitar e incitar a venda de bens e serviços ao consumidor final.
Com mais de 9 anos de atuação no mercado e mais de 250 projetos entregues em todo Brasil, a Total Varejo é uma empresa que realiza projetos arquitetônicos na área varejista.
A empresa nasceu em 2012, mas só ganhou forma em 2013. Ela foi resultado de uma parceria familiar. “Meu irmão era sócio da Edificatto e eu tinha uma agência de propaganda, meu pai, Attilio Domenico Rondinelli, é um consultor de varejo com ampla experiência no mercado. Ele se tornou consultor e era comum encontrar uma interferência no layout, na proposta arquitetônica e ele passava isso para o meu irmão e quando tinha alguma coisa em relação à comunicação visual, ele passava para mim. Essa demanda começou a aumentar e nós vimos que o mercado era carente desses serviços, foi quando eu vendi a minha agência e meu irmão saiu da sociedade para fundarmos a Total a Varejo”, explica o publicitário Danilo Rondinelli, sócio da empresa.
Danilo explica que todos os trabalhos da empresa são comerciais e que eles não trabalham com residências. O publicitário fica responsável por desenvolver toda a parte de retail design junto com os arquitetos que compõe o time. Segundo ele, a Total Varejo possui a expertise para desenvolver projetos para ramos do varejo e do Food Service, como restaurante, bares, lanchonetes, padarias e supermercados.
A capital mato-grossense representa apenas 25% dos projetos desenvolvidos pelo time de arquitetos da Total Varejo. Uma grande parcela de clientes está fora de Cuiabá, com atuação forte em Manaus, Rondônia, Paraná, Minas Gerais e Brasília.
O sócio explica que a empresa desenvolve projetos para todas as classes, tudo de acordo com a necessidade de cada cliente.
Danilo explica que a comunicação é uma parte fundamental para esse negócio, pois é através dela que um empreendimento transmite uma ideia, um conceito. É preciso entender o que aquele espaço está comunicando.
“Meu irmão, Attilio Francesco Rondinelli, é o arquiteto responsável pelos projetos, eu desenvolvo a parte da comunicação e meu pai é um consultor de varejo, mas nós desenvolvemos os projetos juntos. Se você me perguntar como isso acontece, não sei explicar, é um encontro da comunicação com a arquitetura”.
A Total Varejo também preza pelo bom uso da tecnologia a favor da melhora dos serviços. Após a finalização do projeto arquitetônico e design, são desenvolvidas modelagens em 3D, incluindo a aplicação das cores. Em seguida é produzido um vídeo em alta definição que chega a até 95% de realidade. “Não é só um vídeo demonstrativo, é um vídeo que mostra como vai ficar a veracidade do projeto. Isso dá uma confiança para nós, porque a gente está enxergando como vai ficar de fato, e o cliente também fica muito tranquilo porque está vendo realmente como seu negócio vai ficar”.
A maior qualidade da Total Varejo, de acordo com Danilo, é fazer a leitura de marca e entender outros sentidos que ela apresenta. É preciso ver além de onde o cliente enxerga para assim poder inovar e traduzir as nuances numa linguagem arquitetônica.
Para produzir um projeto de arquitetura que resulte em vendas, é necessário levar em consideração a experiência de compra do consumidor final. Todo o layout é importante para promover uma boa experiência, desde as cores, texturas, mobiliário e acabamentos.
“Nós também estamos preocupados com cliente primário, que é o funcionário do local. Uma loja bem-feita deve atingir o funcionário, trazendo conforto, pois isso também resulta em venda”, explica. Para ele, quando há preocupação com os funcionários, o projeto tem ainda mais resultado. A Total Varejo é reconhecida pelo Brasil como referência no Food Service, isso é resultado tanto da capacidade de ideias e leitura das marcas quanto pelo estudo. “Uma lanchonete, bar ou restaurante já vem com a proposta, com o cardápio, com um público direcionado. Então nós fazemos uma busca por referências. Olhamos o que está acontecendo no exterior, mas não fazemos igual. Se você olhar um projeto nosso, você vai ver que não existe nada igual. Tudo foi pensado dentro de uma proposta lógica exclusiva”, finaliza.
Texto: Milena Vilar