O processo de arborização de um município trata-se de um dos elementos fundamentais na obtenção de conforto térmico no espaço público de uma cidade, principalmente em cidades com climas tropicais. Com o objetivo de resgatar o título de “Cidade Verde”, promover a cultura de preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos cuiabanos a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS) vem promovendo projetos de arborização na capital.
A SMADESS informa que que está sendo organizado, juntamente com
a Prefeitura de Cuiabá, um Plano Diretor de arborização para o município. Em alguns locais da cidade esse projeto já vem sendo implantado, são eles: a Avenida Miguel Sutil, mais precisamente na entrada do bairro Santa Rosa até as intermediações da Ponte Nova, bairros Dom Aquino e Ribeirão da Ponte, bem como a Rodovia Helder Cândia.
A Secretaria destaca que existe um cronograma de ações de arborização espalhados por toda a cidade que ocorrem de forma ininterrupta durante o ano e que o cumprimento efetivo desse cronograma se estenderá para as demais regiões de Cuiabá.
Em decorrência das comemorações do Mês do Meio Ambiente (junho),
a Prefeitura de Cuiabá lançou uma extensa programação referente à
data. Dentre as ações realizadas na campanha, foram feitas doações de
mudas, plantio de mudas de espécies do cerrado em escolas municipais e aulas de campo no Horto Florestal Tote Garcia.
Durante as aulas de campo, os alunos que visitaram o horto tiveram a
oportunidade de entender sobre a vegetação nativa da região do cerrado por meio de palestras voltadas para a educação ambiental e ao final da visita receberam algumas mudas. O espaço possui 15 hectares, estradas ecológicas, vegetação e fauna regional, além de espécies da Floresta Amazônica.
O Secretário Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Sustentável, Renivaldo Nascimento, declara que o principal desafio desse processo trata-se da perda de mudas por atos de vandalismo e pede para que a população procure se conscientizar a respeito da importância da preservação do meio ambiente.
Renivaldo afirma que o projeto conta com um time de engenheiros e biólogos que realizam diversos estudos para que as mudas escolhidas para o plantio sejam as que melhor se adequem ao local escolhido.
A arborização de paisagens urbanas só tem a melhorar a arquitetura de uma cidade, fornecendo sombreamento do espaço público, produção de
oxigênio, conforto térmico, por meio da umidificação do ar, e acústico,
minimizando ruídos.
Por: Victória Oliveira